O Rio de Janeiro realmente é uma cidade maravilhosa, claro que tem muitos problemas, mas os pontos turísticos são sensacionais e muito seguros. Nos sentimos muito seguros e à vontade para caminhar, andar de bicicleta e de metrô, inclusive à noite. O astral da cidade, na Zona Sul, é incrível! A qualquer hora do dia ou da noite, as pessoas passeando, tranquilas, com roupas bem à vontade. É uma cidade para se andar de bermuda e chinelo. Que coisa boa!
Meu esposo, Marcelo, e eu já estamos planejando nos mudar pra lá na aposentadoria.Em maio, levamos minha mãe, Graciela, para conhecer a cidade. Ela adorou! Tem 61 anos e nos acompanhou de bike do Leme ao Leblon, e também demos a volta na Lagoa Rodrigo de Freitas. Minha mãe "bateu" foto com a nova estátua da Clarice Lispector, inaugurada na praia do Leme dias antes de nossa visita, e também com o Tom Jobim, passeando com seu violão por Copacabana.
Fomos conhecer o Teatro Municipal, que é uma obra de arte por dentro e por fora. Fica na Cinelândia, no centro da cidade. Assistimos uma ópera em forma de concerto, La Bohème (1895), com Coro e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal, por R$ 36 por pessoa. Inacreditável! Estudantes e idosos pagam R$ 18. Sentamos em um lugar alto, mas perfeito para conhecer o teatro e acompanhar o espetáculo.
Perfil: Flavia Pereira de Carvalho, professora em Taquara, com Graciela Pereira e Marcelo Cunha de Azambuja, em maio de 2016
Lugares que conhece: Olinda, Recife, Natal, Porto de Galinhas, Uruguai, Argentina, Portugal, Alemanha e França.
Ainda quer conhecer: Estados Unidos e as praias do Ceará
Confira mais relatos:
"A vista da Baia de Guanabara, visto da Urca, é incrível, com muitas árvores e diversos tipos de animais. Como o mico, que não tem medo dos visitantes."
Murilo da Rosa Bezerra e Luiz Carlos Bezerra, de Montenegro, em julho de 2014
"O Parque Lage, situado aos pés do morro do Corcovado, nos mostra que a beleza do Rio de Janeiro vai além do mar"
Fabiana e Lorenzo Vicari Balvedi, de Esteio, em dezembro de 2015.
A escadaria Selaron foi construída pelo pintor e ceramista chileno Jorge Selarón entre os anos de 1990 e 2000 e já foi até palco de clipes e filmes internacionais. Possui 215 degraus e é ricamente ornamentada por azulejos do mundo inteiro, ditados, provérbios e desenhos que retratam a mulher negra grávida."
Marcelo Noll Prudente e Jéssica Gonçalves Prudente. De Porto Alegre, em setembro de 2015.