Sem dúvida alguma a "grande mãe" Rússia é o divisor de águas entre a civilização ocidental e a oriental. No momento em que fazemos os trâmites na fronteira, percebemos que entramos em uma outra realidade. Ao chegar em São Petersburgo vislumbra-se uma cidade grandiloquente, cosmopolita.
Os palácios, museus, construções, monumentos, estações de metrô e igrejas ortodoxas, nos remetem automaticamente à era dos Czares, o que nos permite viajar no nosso imaginário e perceber o quão grande e importante foi e é esse país continental. Os símbolos da era socialista estão ainda muito presentes, especialmente nas estações.
O idioma local é incompreensível para nós de origem latina, mas com muito esforço e boa vontade se consegue obter as informações necessárias. Fala-se um pouquinho mais de inglês em São Petersburgo, onde conseguimos ter um pouco mais de autonomia. Nenhum ocidental deixa de se emocionar com as igrejas ortodoxas russas, que, com as suas cúpulas em formato de cebola e seu colorido, acabam por ser as maiores atrações desse lindo e misterioso país.
Perfil: Mariano Simonetti, com Angelita Jaeger, é empresário em Santa Maria. Viajou em agosto de 2015. Locais que já conheceu: Argentina, Uruguai, Chile, Peru, Estados Unidos e toda a Europa exceto países nórdicos e os Balcãs.
Locais que pretende conhecer: Os países asiáticos.
Confira outros depoimentos
"O Museu Estatal Hermitage é composto por cinco edifícios, entre eles o suntuoso Palácio de Inverno, construído em 1754 e residência oficial dos czares por 150 anos, incluindo Catarina, a Grande e a família Romanov."
Giscard Stephanou, de Porto Alegre, em março de 2008.
"Tudo em São Petersburgo é lindo, grandioso e imponente. A Igreja do Sangue Derramado, hoje transformada em museu, é impressionante: se o exterior já nos deslumbra com seus detalhes coloridos, seu interior, totalmente em mosaicos, é fantástico."
Osvaldo Coelho, de Porto Alegre, em março de 2016
"Em Moscou, surge com força a lembrança dos tempos da União Soviética, com seus prédios retos e imponentes, suas ruas acinzentadas, seu povo mais introspectivo."
Márcia de Moraes, de Porto Alegre, em 2011.
"Moscow City é a primeira zona na Rússia que combina escritórios, moradias e entretenimento em um único projeto. Lá está localizado o edifício mais alto da Europa , a Torre da Federação."
Vicenzo Ferronato, de Porto Alegre, em Fevereiro de 2016.