Budapeste é encantadora à luz do dia e merecidamente brilhante à noite. Ao passear pelas duas partes da cidade, Buda e Peste, ligadas pela incrível Ponte das Correntes (bombardeada na II Guerra Mundial e reconstruída depois) sobre o Rio Danúbio, é possível perceber a riqueza de detalhes culturais e históricos do mais belo destino do Leste Europeu e um dos mais charmosos da Europa.
Uma das mais imponentes construções da cidade é seu parlamento, o segundo maior do mundo, com 250 metros de comprimento e 100 metros de altura. É um dos monumentos mais bem iluminados do planeta. À noite, é um show. Os notáveis leões, monumentos na Ponte das Correntes, protegem a entrada do Castelo de Buda, um dos cartões postais da cidade.
Leia mais:
Budapeste, na Hungria, é uma opção barata para curtir o inverno europeu
Budapeste encanta pela arquitetura, história e beleza
Budapeste, o sonho perfeito do fotógrafo
Budapeste também é reconhecida por ter o maior sistema de águas termais do mundo. Os clubes fechados ao redor da cidade recebem turistas para banhos com benefícios terapêuticos. Uma delícia. A praça dos heróis também é um encanto e se localiza junto ao grande e arborizado parque municipal.
A melhor maneira de conhecer a cidade é passear a pé. É assim que se encontra o memorial Sapatos às Margens do Danúbio, homenagem aos judeus executados no local durante a II Guerra, o mercado municipal, as lojas de marcas mundiais de moda, os locais de gravação do videoclipe da música Firework, da cantora Katy Perry, e muitas estátuas nas avenidas, todas bem cuidadas e representando momentos históricos.
Perfil: Nicole Borges de Carvalho, 26 anos, é jornalista em Porto Alegre
Locais que já conheceu: Alemanha, Argentina, Áustria, Bélgica, Caribe, Eslováquia, Espanha, França, Hungria, Itália, Reino Unido, República Tcheca, Polônia, Portugal, Uruguai.
Locais que pretende conhecer: Austrália, Canadá, China, Estados Unidos, Irlanda, Japão e Rússia.
Confira mais relatos:
Imperdível o mercado central! Criado por Gustaf Eiffel, o mesmo arquiteto da torre de Paris, em 1897. As bancas do andar térreo vendem frutas, legumes, peixes, embutidos e o famoso tempero húngaro, a páprica. No nível superior, encontramos artesanato, suvenires e restaurantes. Dica: antes de ir, verifique os horários de funcionamento.
Adriana Nunes da Silva, de Porto Alegre, em maio de 2016
Capital da Hungria, a metrópole com mais de 2 mil anos de história é uma das cidades mais fascinantes da Europa. Buda se estende sobre colinas na margem oeste do Danúbio, e Peste, sobre a plana margem leste. Cidade que foi palco de muitas invasões durante sua história, tem um patrimônio arquitetônico e cultural riquíssimo. O Centro Histórico de Buda foi declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1987, e a parte de Peste, em 2002.
Helga Pichler, com Helga Buchmüller, Tony e Stephanie Gilbert, de Porto Alegre, em agosto de 2014
Budapeste é considerada uma das cidades mais bonitas de Europa e é um das mais visitadas do continente. Nela, existem vários patrimônios da humanidade, como o Castelo de Buda (ao fundo dessa foto, tirada às margens do Rio Danúbio).
Rose C. Lagemann, com Marta Boaz e Soraya Xavier, de Porto Alegre, em julho de 2015
É impossível não se encantar com uma das capitais mais bonitas da Europa, cortada pelo imenso Rio Danúbio – que, ao contrário da valsa de Strauss, não é azul. O distrito de Buda é a área mais nobre e antiga da cidade, onde o Castelo de Buda é uma das principais atrações. Já Peste ganha em animação e conta com o Parlamento e a Basílica de Santo Estevão.
Flávio Pereira e Lisandra Defaveri, de Porto Alegre, em setembro de 2015