Maceió não é somente uma cidade praiana: tem arte, folclore e cultura. Em toda a orla, há muitas lojas de artesanato, mas a feira de Pajuçara, com mais de 200 tendas, é uma das mais concorridas. No Pontal da Barra, às margens da Lagoa Mundaú (que tem um pôr de sol espetacular!), está a Rua das Rendeiras, onde são vendidos todo tipo de artigos feitos com renda.
A religiosidade desse povo também está marcada pela bela arquitetura de suas igrejas, como a Catedral Metropolitana e a Igreja do Bom Senhor dos Martírios, ambas construídas no início do século 19 – essa última em frente ao Palácio Floriano Peixoto, que também é museu e sede do governo estadual. Lugares como o prédio da Associação Comercial de Maceió, o Museu Théo Brandão e o Teatro Deodoro não podem deixar de ser visitados.
A orla é fantástica, com praias de águas límpidas e agradáveis. De Jatiúca a Ponta Verde e Pajuçara, são mais de quatro quilômetros de uma avenida moderna toda ornada por coqueiros e palmeiras, costeada por uma ciclovia e uma calçada bem ampla. Toda sua extensão é repleta de tendas, quiosques e bons restaurantes.
Em frente à Ponta Verde, próximo ao farol, é possível andar por mais de 500 metros mar adentro na maré baixa. Na praia de Pajuçara, local de embarque para visitar as piscinas naturais, as jangadas com suas velas coloridas contrastam com o verde do mar, tornando a paisagem mais exuberante.
Perfil: Marcel Fabian Duarte Pinheiro, 42 anos, é empresário em Porto Alegre
Lugares que conhece: Alagoas, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Uruguai, Argentina, Chile, Paraguai, Colômbia, República Dominicana, Caribe (várias ilhas), Inglaterra, França, Bélgica, Holanda, Alemanha, Itália, Vaticano, República Tcheca, Grécia, Albânia, Nova Zelândia e Ilhas Fiji
Ainda quer conhecer: Austrália, Estados Unidos, Egito e China
Veja mais relatos:
Ipioca é a última praia de Maceió antes de chegar à Costa dos Corais, como é conhecido o norte de Alagoas. Ela fica em um condomínio particular, com acesso pelo restaurante Hibiscus, que cobra entrada. A praia é quase deserta, com águas mornas e calmas e areia branca e limpa – um lugar para fugir do agito da badalada capital.
Melissa Schmitt, de Porto Alegre, em dezembro de 2014
Jatiúca, Ponta Verde e Pajuçara são as três praias urbanas principais de Maceió, e estão localizadas uma ao lado da outra. Para conhecer as praias, optamos pelo aluguel de bicicletas no calçadão da beira-mar de Jatiúca. Em Ponta Verde é que fica o famoso letreiro EU AMO MACEIÓ, que foi instalado para marcar os 200 anos da cidade.
Francine Agnoletto, de Estrela, em maio de 2015
Ir a Maceió e não fazer o passeio de jangada às piscinas naturais da Praia de Pajuçara é como ir ao Rio e não conhecer o Cristo, ou ir a Paris e não ver a Torre Eiffel. O inusitado passeio de jangada (20 minutos cada trecho), por si só, é uma experiência inesquecível, por ver a linda cidade de Maceió por outro ângulo. Ao chegar às piscinas naturais, outro deslumbramento: tudo lindo demais, com diversas espécies de peixes, em um límpido mar azul.
Daniel e Graziele Freitas, de Porto Alegre, em outubro de 2014
O mergulho com cilindro nas piscinas naturais nos leva a um mundo cheio de novas cores, formas, texturas e criaturas. Dá um sentimento de liberdade e transformação. As piscinas só aparecem na maré baixa, então cuidamos para viajar no período de lua cheia – consulte antes a tábua das marés. Também é preciso observar os horários para pegar a água mais cristalina.
Luis Fernando de Paula e Letícia Schüler de Paula, de Santo Ângelo, em janeiro de 2016