Ao final de uma semana de reconstrução, após um tornado atingir a cidade no domingo, esta sexta-feira, 29/4, será de boas novas em São Miguel das Missões. Às 20h, o sítio arqueológico de São Miguel Arcanjo será palco da primeira apresentação da nova fase do tradicional espetáculo Som e Luz, que, desde 1978, conta a saga jesuítico-guarani com uma trilha sonora e o apagar e acender de luzes coloridas projetadas na fachada das ruínas, datadas do século 17.
Já consagrada, a gravação continua a mesma de 38 anos atrás, com texto e roteiro de Henrique Grazziotin Gazzana e narração dramática dos atores Fernanda Montenegro, Lima Duarte, Paulo Grancindo, Juca de Oliveira, Rolando Boldrin, Maria Fernanda e Armando Bógus. A mudança será na roupagem: toda a parte técnica foi renovada. É a primeira grande modernização de uma das principais atrações turísticas do Estado.
Saiba mais
Uma visita às ruínas das Missões Jesuíticas no Rio Grande do Sul
"Um minuto de destruição, anos de recuperação", avalia prefeito de São Miguel das Missões sobre tornado
Vento destelha casas e danifica museu de São Miguel das Missões
– Foi um um processo de requalificação. Toda a tecnologia deixa de ser analógica e vira digital, a trilha foi remasterizada para tirar ruídos e foram trocados os amplificadores de som – explica Marconi Flach, presidente do Instituto Iguassu Misiones, entidade que divulga os sítios jesuíticos-guarani no Brasil, na Argentina e no Paraguai e está à frente do projeto, patrocinado pelo BNDES.
Diretor e coordenador técnico do espetáculo, Gerry Marquez ressalta que os novos sistemas de iluminação com projetores RGB e refletores com luzes de LED possibilitam uma multiplicidade maior na coloração do espetáculo, gerando novos tons e reduzindo o gasto de energia elétrica:
– Cada espectador faz o personagem na sua imaginação. Não tenho elenco humano, tenho árvores, ruínas e pedras. Com iluminação posso introduzir uma carga dramática nas figuras.
O som também ficou mais envolvente, com a instalação de quatro caixas de som atrás da plateia, além das oito à frente.
– A sensação que se tem é a de um home theater. Como se você estivesse em uma grande sala de cinema – afirma o diretor.
Novidade, também, serão as apresentações em espanhol e inglês, realizadas em horários alternativos ainda não definidos pela prefeitura. Flach afirma que as sessões em outros idiomas ocorrerão mesmo que tenha apenas um espectador.
A cerimônia de inauguração, às 19h desta sexta, contará com o governador José Ivo Sartori e autoridades das províncias da Argentina e do Paraguai que também contam com ruínas das reduções jesuíticas.
Segundo a secretária municipal de Turismo, Marcia Reck, nenhum equipamento foi danificado no tornado de domingo, mas alterações serão inevitáveis:
– Vai mudar algo do que estava previsto, porque algumas árvores que eram personagens do espetáculo foram bastante danificadas.
A expectativa de Marcia é de que a modernização atraia ainda mais turistas à cidade.
Espetáculo Som e Luz
Onde: sítio histórico de São Miguel Arcanjo, em São Miguel das Missões
A inauguração do espetáculo modernizado será às 20h desta sexta-feira. Caso haja muita demanda, serão realizadas outras sessões no mesmo dia. A duração é de 48 minutos.
A partir de sábado, haverá apresentações diárias, sempre às 20h. Sessões em inglês e espanhol ainda não têm horários definidos.
Ingressos: R$ 15 (inteira) e R$ 7 (estudantes e sênior). Devem ser adquiridos na Secretaria de Turismo de São Miguel das Missões (Rua São Luiz, 1.345), a partir de uma hora antes do espetáculo, somente em dinheiro.
Mais informações: (55) 3381-1294