O turismo na Suécia pode ser feito em cidades como Gotemburgo, Malmö, Lund e Abisko - mas o destaque é a capital. Estocolmo é uma cidade moderna, mas que não perde o charme da sua história. Conta com castelos, edificações religiosas e ruelas muito bem preservadas, que nos remetem a um passado bem distante e que tornam o passeio charmoso. Fácil de ser explorada, a capital sueca pode ser descoberta a pé: tem excelente sinalização e é bem segura.
Uma opção é iniciar o roteiro pela Gamla Stan, a cidade velha. É o núcleo histórico, com pequenas ruas de pedra onde se encontram restaurantes, bares, galerias de arte, igrejas e museus.
Leia mais
Conhecendo a Suécia sobre quatro rodas
Dinamarca, o país da felicidade
Um roteiro pela Noruega, a terra dos vikings, dos fiordes e da qualidade de vida
É nessa região que estão alguns dos principais pontos turísticos, como o Palácio Real, de arquitetura barroca e que data de 1754; a Catedral de São Nicolau, a mais antiga da cidade, com registros datados de 1279; e o Riddarhuset, prédio do século 17. Vale passear também por seus bares e restaurantes, com bela vista para os canais.
Bem ao lado da cidade velha, em uma pequena ilhota, fica o Riksdagshuset, o parlamento sueco, edificação em estilo neobarroco inaugurada em 1905, e o Museu Medieval.
Outros locais de interesse são o Riddarholmen, ilhéu que constitui um bairro da cidade desde 1905. Ali, destaca-se a igreja de mesmo nome, onde são sepultados os monarcas da Suécia. Outra atração relevante é a Casa da Cidade, de 1923, onde fica o Conselho Municipal, e o Palácio Karlberg, de arquitetura neoclássica, inaugurado em 1795.
A capital sueca proporciona um retorno às origens e tudo o que uma cidade moderna pode oferecer: arte, história, conhecimento, gastronomia e muito divertimento.
Perfil
Miguel Mantovani Dalla Coletta, 40 anos, é arquiteto e urbanista em Porto Alegre
Lugares que conhece: Argentina, Uruguai, Colômbia, Paraguai, Itália, Portugal, Espanha, França, Áustria, Alemanha, Holanda, Irlanda, Inglaterra, República Tcheca, Hungria, Vaticano, Polônia, Suécia, Dinamarca, Bélgica, Panamá e St. Maarten
Ainda pretende conhecer: Estados Unidos, Ilhas Maldivas e Austrália
"Estocolmo, capital sueca, está situada sobre 14 ilhas e é pontuada por belos edifícios e monumentos muito bem preservados, além de lindos, verdejantes e floridos parques. Um de seus prédios clássicos é o Grand Hotel, em funcionamento desde 1874."
Rosângela Loeblein
De Campo Bom, em agosto de 2009
"O Vasamuseet foi construído para abrigar o Vasa, único navio de guerra do século 17 ainda existente. Ele naufragou em sua viagem inaugural, em 10 de agosto de 1628, após navegar menos de duas milhas, em frente de toda a realeza e convidados. As mais de 700 esculturas em madeira que adornavam o navio foram restauradas, e objetos e até restos mortais fornecem informações do cotidiano daqueles dias."
Ana Lucia Brandes Both
De Cachoeira do Sul, em março de 2012
"Única construção na pequena ilha de Helgeandsholmen, uma das muitas que formam Estocolmo, o majestoso e imponente edifício sede do parlamento, o Riksdag, merece uma visita seja externa ou internamente. Exemplo de transparência, o país oferece a qualquer cidadão sueco acesso a todos os gastos de parlamentares, inclusive extratos bancários."
Maristela Zamin Ferreira e Eduardo Karam Ferreira
De Porto Alegre, em julho de 2015
"A parte histórica de Estocolmo ganhou nosso coração. Iniciamos pela Stadshuset, a prefeitura - abrigo da Câmara Municipal e palco anual da entrega do Prêmio Nobel, no Salão Azul (foto). Dali, chega-se facilmente a pé ao Gamla Stan, o bairro medieval: perder-se nessas ruelas é obrigatório. A cada esquina, a vista se delicia com a arquitetura medieval, os ouvidos decodificam a música dos artistas de rua que proliferam, os sentidos se aguçam ante as igrejas imponentes e o Palácio Real."
Antônio Pozzer e Márcia de Moraes
De Porto Alegre
Na seção Seu Olhar, os leitores do caderno Viagem compartilham suas experiências em destinos pelo mundo de acordo com desafios propostos por ZH semanalmente. Confira mais desafios.
Leia mais sobre viagem e turismo