Vem chegando o verão, e Punta del Este já se prepara para mais uma temporada. Para nós, que vivemos na fronteira do Estado, Punta sempre foi o nosso litoral, mas não é de agora que os gaúchos da Capital também descobriram que os 750 quilômetros que os separam de Punta del Este são percorridos em um pulinho pelas estradas uruguaias totalmente vazias.
Jornalista de ZH conta a aventura para conhecer Cabo Polônio
É sempre frustrante ver o nosso balneário preferido ser retratado nas revistas como um destino de navios de cruzeiros e celebridades confinadas no Hotel Conrad, como se o principal ponto turístico do Uruguai se resumisse somente aos cassinos ou merecesse apenas uma visita rápida em uma escala de cruzeiro.
Sim, Punta del Este é um dos resorts mais glamourosos da América do Sul e é o destino mais caro do Uruguai, mas é onde ficam as praias de Solanas e da Posta del Cangrejo; o lugar onde a gente pode comer um churros manolo passeando na Calle Gorlero, uma medialuna calentita na volta da Playa Montoya, ou tomar um clericot saboreando uma paella no Porto; o lugar onde a gente gosta de passear de bicicleta, seja da Playa Mansa até Punta Ballena, para assistir ao maravilhoso pôr do sol em Casapueblo (foto), ou da Playa Brava até a Barra, só pela diversão de cruzar a Ponte del Chorizo Loco!
Rosane Tremea: onde vale a pena usar cartão de crédito no Uruguai
Se é a sua primeira vez, não deixe de tirar aquela fotografia turistona com a mão do afogado na Parada 4 da Praia Brava; se é a sua milésima vez, não deixe de experimentar os restaurantes Si, Querida, em Maldonado, e El Chancho y La Coneja, na Barra. Seja a primeira ou a milésima visita, Punta não decepciona nunca.
Perfil
Claudia Rodrigues Pegoraro é promotora de Justiça em Jaguarão
Lugares que conhece: 68 países, incluindo Albânia, Andorra, Bolívia, Bósnia, Camboja, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Hungria, Índia,
Jordânia, Kosovo, Laos, Macau, Macedônia, Malásia, Myanmar, Mongólia, Montenegro, Mônaco, Nepal, Polônia, Sérvia e Vietnã
Ainda pretende conhecer: a Amazônia e as cidades históricas de Minas, Islândia e Noruega, Irã e Uzbequistão e o norte da Argentina, por ora
Muito gostoso sentar para tomar um chimarrão ou dar uma caminhada no porto da cidade, com uma linda vista e excelentes restaurantes de frutos do mar.
Juliana e Carlos Alonso Fernandez, de Porto Alegre, em abril de 2014
Em qualquer estação, uma visita ao porto é gratificante. Além de proporcionar um visual incrível de todo o balneário, ainda conta com seus famosos leões-marinhos, restaurantes e deliciosos frutos do mar recém-pescados.
César, Andréa e Enrico Gregianin, de Porto Alegre, em julho de 2013
PRÓXIMOS DESAFIOS
-17 de novembro
FLORIANÓPOLIS
-24 de novembro
DINAMARCA
-1º de dezembro
CANCÚN
Se você conheceu o lugar escolhido como próximo desafio e tem um relato interessante sobre sua experiência, envie um texto de 20 linhas para Zero Hora, preferencialmente pelo e-mail seuolhar@zerohora.com.br, ou para o endereço Avenida Ipiranga, 1.075, bairro Azenha, CEP 90.169-900, a/c Caderno Viagem. Mande também seus dados pessoais (nome, profissão, idade, lugares que já conheceu ou que pretende visitar), acompanhados de uma foto em que você apareça.