Algumas características bem próprias do pequeno, porém importante, Rio Grande do Norte, o tornam merecedor da visita. Em primeiro lugar, sua riqueza histórica que registra, depois do descobrimento pelos portugueses, a forte presença de invasores franceses e holandeses, que deixaram suas marcas na arquitetura, nas artes e mesmo na formação étnica do povo potiguar. Nesse aspecto, não raro encontra-se pessoas de pele morena ou com características de nossos indígenas e olhos absolutamente claros.
No século 20, na II Guerra Mundial, foi a vez de os americanos aproveitarem a logística do local que é o ponto sul-americano mais próximo da Europa, para ali construírem a importante base aérea militar de Natal, que depois passaria a ser ponto de abastecimento para todo trânsito aéreo que do Brasil se destinava a Europa. Fruto de sua proximidade com a linha do Equador, a capital foi escolhida para sediar a base de lançamento de satélites Barreira do Inferno. É local de visitação obrigatória, sendo necessário agendamento prévio.
Na região de Natal, há muitas boas atrações. Nas dunas de Genipabu, o passeio sobre dromedários trazidos de além-mar nos leva a sonhar com aventuras nos países do norte da África e do Sahara. Não deixe de se caracterizar como um sheik ou uma rainha das areias, você terá esse direito.
No caminho para os dromedários e passeio de buggys, seu veículo vai fazer uma estranha travessia sobre uma pequena e temível balsa que carrega apenas um carro. Não se assuste, é bem seguro, deixe para assustar-se com o passeio radical e cheio de emoção de buggy, nada mais nordestino que eles. Já passear no lombo de um jegue dará a você a noção da vida no interior do Nordeste.
Não se esqueça de ver o curioso relógio de sol e o Morro do Careca. Observe a arquitetura dos prédios antigos, contrastando com os modernos, e se delicie com as iguarias da culinária local.
Conheça as praias da capital da Paraíba
Perfil
Paulo Sanmartin é comerciante de Cachoeira do Sul
Lugares que conhece: Uruguai, Argentina, Paraguai, Chile, Equador, Peru, Panamá, Costa Rica, Cuba, México, Estados Unidos, Canadá, Portugal, Espanha, França, Bélgica, Holanda, Alemanha, Polônia, Hungria, Eslováquia, República Tcheca, Áustria, Suíça, Itália, Egito, Israel, Palestina, Jordânia, África do Sul, Índia, Vietnã, Camboja, Tailândia e Cingapura
Ainda pretende conhecer: fazer a volta ao planeta - São Paulo, Chicago, Havaí, Tóquio, Seul, Pequim, Moscou, Frankfurt, São Paulo
Não tem como ir a Natal e não conhecer o c ajueiro mais famoso do Brasil - e considerado o maior do mundo. Conhecido como cajueiro de Pirangi, é uma árvore gigante localizada na praia de Pirangi do Norte, no município de Parnamirim, 12 quilômetros ao sul da capital.
Giscard Stephanou
De Porto Alegre, em 2012
Cinco motivos para conhecer a Praia da Pipa, no Rio Grande do Norte
A praia de Genipabu está localizada no município de Extremoz, a 25 quilômetros de Natal. Entre várias opções, estão o passeio de buggy pelas dunas de areias claras rodeadas pela Mata Atlântica e o esquibunda. Outra atração inesquecível é andar de dromedário entre as dunas.
Paulo Seitenfus
De Porto Alegre, em setembro de 2013
Esta foto mostra a beleza do mar de Ponta Negra, em Natal, tendo ao fundo um de seus principais cartões-postais, o Morro do Careca. É um lugar lindo, de preservação ambiental e emoldurado por um mar limpo, claro e quente. A orla é preservada por todos os que curtem longas caminhadas, corridas e até aqueles que preferem aproveitar a beira-mar.
Maria Carolina Conci e Guilherme Azevedo
Em julho de 2015
Na praia de Ponta Negra, em Natal, as águas tépidas mantêm uma temperatura uniforme durante o ano todo. O sol brilha com tanta intensidade que a cidade é considerada um dos locais mais iluminados do planeta.
Guido Edmundo Callegari
De Porto Alegre, em agosto de 2014
Conheça os encantos de João Pessoa
O Sol e o mar de Olinda e Recife
Curta a página do Caderno Viagem no Facebook
Na seção Seu Olhar, os leitores do caderno Viagem compartilham suas experiências em destinos pelo mundo de acordo com desafios propostos por ZH semanalmente. Confira mais desafios.