Logo no primeiro contato com os costa-riquenhos, é possível entender por que a expressão "pura vida" é um símbolo cultural da Costa Rica. A alegria de viver do povo simples e acolhedor do país, que tem um dos melhores índices de desenvolvimento humano da América Latina, é contagiante. Felicidade é o lema. Não é à toa que o país conquistou o primeiro lugar no Índice do Planeta Feliz em 2012 - pesquisa promovida pela Fundação Nova Economia (FNE). Quando perguntamos a um costa-riquenho, o guia turístico José, por que são tão felizes, ele respondeu:
- Talvez porque não temos militares, somos muito tranquilos, o clima é tranquilo, e a educação é muito boa.
Guanacaste, destino que visitei, não é um grande centro metropolitano como a capital, San José. Província pouco populosa, rodeada pelos mais variados tipos de vegetação, é muito propícia para o turismo de natureza. Localizado a noroeste do país e banhado a leste pelo Mar do Caribe e a oeste pelo Oceano Pacífico, é um paraíso ecológico invejosamente preservado. O termo "desmatamento" é algo que não faz parte do vocabulário costa-riquenho há muito tempo. Desde que o governo enxergou o desenvolvimento por meio da preservação do que há de mais rico - o meio ambiente -, uma revolução sustentável tomou conta do país, hoje referência no assunto.
O guia turístico tem a informação na ponta da língua:
- A Costa Rica tem 11 das 13 zonas de vida do mundo, lhe faltando apenas os desertos e o clima frio.
Região vulcânica em Buena Vista, em Guanacaste. Schirlei Alves, divulgação
Em Guanacaste, é quente o ano inteiro, principalmente entre março e maio. As temperaturas mais baixas chegam aos 27ºC. Em contrapartida, nos meses mais quentes, os termômetros marcam temperaturas bem elevadas. Quando chegamos, em 12 de março, fazia 36ºC. Nos dias que se seguiram, a temperatura ficou mais agradável.
Roteiro de carro pela Costa Rica revela praias intocadas e pôr do sol espetacular
Costa Rica é o destino perfeito para quem está em busca de aventura
Natureza exuberante é o principal atrativo da Costa Rica
Curiosidades
- A Costa Rica ocupa o quinto lugar no Índice de Desenvolvimento Ambiental no Mundo e o primeiro na América Latina, segundo pesquisa de 2012.
- O país aboliu o Exército em 1948.
- A eletricidade e a água potável chegam a 98% do território costa-riquenho, e pelo menos 90% da energia utilizada são renováveis (eólica e geotérmica).
- A ilha do Coco, que faz parte do território do país, é a maior ilha desabitada do mundo e foi cenário do filme Jurassic Park.
Cruzeiro desvenda as belezas históricas e naturais do sul do Caribe
Em Aruba, a "Ilha Feliz", turista curte praias e tranquilidade
Seis atrações imperdíveis de Curaçao
Dicas de viagem
- Não se esqueça de tomar a vacina contra a febre amarela pelo menos 10 dias antes da viagem. Ela tem validade de 10 anos e pode ser administrada em qualquer posto de saúde. Para validá-la internacionalmente, é preciso cadastrar o Cartão Nacional de Vacinação em algum centro de orientação ao viajante. O pré-cadastro pode ser feito pelo site da Anvisa.
- Embora a moeda nacional seja o colón costa-riquenho, você pode viajar tranquilamente com dólares. Todos os estabelecimentos aceitam a moeda americana.
*A repórter viajou a convite da AMResorts, por meio do Dreams Las Mareas Resort & SPA e da Copa Airlines, em parceria com MMTGapnet Operadora e Travel Ace