A cada nova curva da estrada rumo ao Vale de Las Leñas, o cenário desta época do ano impressiona estreantes e veteranos. Localizada há 32 anos na província argentina de Mendoza, a 1,2 mil quilômetros da capital, Buenos Aires, a estação de esqui está no coração da Cordilheira dos Andes.
Antes da chegada, a paisagem quase desértica das vias asfaltadas de Malargue, a 70 quilômetros da estação, e de San Rafael, distante 200 quilômetros, dá lugar às montanhas brancas nos cerca de 30 minutos que antecedem o destino final. Até o fim de setembro, neve não faltará na região. Aliás, o mês que dá início à primavera é considerado o melhor para quem gosta de praticar esportes de inverno no Hemisfério Sul.
- A temperatura fica mais agradável, e a região, ainda mais bela. O melhor é que continua com neve - garante Daniel Rodriguez, diretor da escola de esqui local.
Bariloche é um clássico do turismo no inverno
Conheça a Patagônia, cenário da nova novela da TV Globo
Caminhadas em Perito Moreno e Torres del Paine são atrações da Patagônia
Conheça a Patagônia a bordo de um navio de cruzeiro
Na primeira nevasca de 2015, entre 12 e 15 de julho, em apenas um dia acumulou-se um metro de neve na base da montanha e dois metros no cume. Localizada 2.240 metros acima do nível do mar, Las Leñas tem temperaturas oscilando entre -5°C e 5°C na alta temporada, que neste ano começou em 20 de junho. Em 27 de setembro, quando a temporada se encerra, os termômetros devem marcar até 10ºC.
Pistas
Destino ideal para quem gosta de esquiar, Las Leñas oferece descidas ininterruptas nas pistas mais longas do mundo. Juntas, Apolo, Netuno e Venus têm um percurso de 7.050 metros. Ao todo, são 30 pistas para vários níveis. Ainda conta com um setor de snowpark para os adeptos do estilo livre. Todas funcionam das 8h30min às 17h30min. Há ainda quem se arrisque no esqui noturno, oferecido em duas pistas às terças, às quintas e aos sábados. São 1,2 mil metros com iluminação especial para a prática do esporte à noite.
Mesmo sendo referência entre esquiadores e snowboarders mais experientes, Las Leñas também tem espaço para os iniciantes.
Foto: Aline Custódio, Agência RBS
Outras atividades
Famílias inteiras - a maior parte de Argentina, Chile e Brasil - costumam passar uma semana desfrutando da estação. Há atividades específicas para os pequenos a partir dos seis meses de idade. Os bebês recebem atendimento especial, enquanto os pais praticam esportes. Também são oferecidas aulas práticas para adultos e crianças, que passam o dia com os professores/cuidadores.
Um guia de estações de esqui da América do Sul para curtir nesta temporada
Leitores compartilham fotos em estações de esqui
Quem não sabe esquiar não fica de fora: o Parque de Aventuras, também dentro do Vale, oferece pistas para prática do esquibunda (quando a pessoa desce sentada em uma prancha de plástico), arvorismo e passeios de triciclo pela neve.
- Por estar isolada de outras cidades (a mais próxima fica a 70 quilômetros), Las Leñas oferece a segurança necessária para quem quer descansar e aproveitar o lugar em família - destaca Julian Bachelet, da área de marketing local.
Antes de embarcar
- Se não pratica esportes, comece a fazer exercícios - alongamentos, por exemplo - algumas semanas antes.
- É importante fazer um seguro de saúde adequado para esportes de risco.
Como chegar e onde ficar
- A melhor opção para os brasileiros é o voo direto de São Paulo até Malargue, na província de Mendoza, que sai aos sábados do Aeroporto Internacional de Guarulhos e tem duração aproximada de cinco horas. Ele é operado pela Aerolíneas Argentinas e funciona na alta estação. De lá, um transfer leva até Las Leñas em uma rota com duração de uma hora.
- Há voos de Buenos Aires (Aeroparque) a Malargue. De lá, o transfer de carro até a estação dura uma hora. Outra opção é pegar o voo para San Rafael, com transfer de carro de 2h30min.
- No centro de esqui de Las Leñas, são oferecidas seis opções de hospedagem, de hostel a hotéis cinco estrelas. O complexo tem 3,3 mil quartos.
Foto: Aline Custódio, Agência RBS
No verão também
- Quando está quente, Las Leñas também oferece serviços específicos. Há, por exemplo, um dia de cavalgada guiada para o local onde estão os restos do avião Fairchild da Força Aérea do Uruguai, que caiu nos Andes em 1972 com 45 pessoas a bordo - cinco tripulantes e 40 passageiros. Ele levava jovens jogadores do Old Christians, um time uruguaio de rúgbi, para uma partida em Santiago, acompanhados de parentes e amigos. Vinte e nove pessoas morreram.
Aproveite a estação de esqui
- Faça alongamentos antes e após esquiar.
- Beba bastante água e evite bebidas alcoólicas. Na altitude, o efeito do álcool se potencializa.
- Alimente-se bem no café da manhã e modere na hora do almoço para seguir praticando no período da tarde.
- Há instrutores prontos para atender os iniciantes nos esportes de inverno. Se é turista de primeira viagem, agende aulas com eles.
- A estação oferece aluguel e compra de equipamentos, como botas de esquiar e de snowboard. Experimente diferentes modelos para encontrar o que se adapte melhor a seus pés.
- O comprimento da prancha de snowboard deve bater no queixo da pessoa que for utilizá-la.
Quatro dicas para viver Buenos Aires como os portenhos
Os encantos de Colônia do Sacramento, uma joia uruguaia
Conheça a ilha de pinguins em Ushuaia, na Argentina
Coloque na mala
- Casacos, luvas e calças impermeáveis são fundamentais para manter o corpo aquecido em um ambiente com neve o tempo inteiro.
- Leve também touca, um par de óculos escuros com proteção UV e algo para a área da boca e do nariz - serve um bom cachecol -, para enfrentar os ventos e as nevascas.
- Não esqueça de calçado apropriado para neve ou água. Dê preferência aos impermeáveis.
- Protetor solar fator 40 ou superior e protetor labial protegem dos raios solares que se tornam ainda mais intensos em uma paisagem completamente branca.
*A jornalista viajou a convite de Las Leñas e da Interpoint Viagens e Turismo
Leia mais sobre viagem e turismo