Provavelmente o roteiro mais célebre da região vinífera do Rio Grande do Sul, contempla programas variados, que vão das clássicas degustações de vinhos em dezenas de vinícolas e passeio de Maria Fumaça à novíssima destilaria de uísque.
O passeio de trem, que vai de Bento Gonçalves a Carlos Barbosa passando por Garibaldi, mistura música, dança, degustação e esquetes teatrais - mas vale mesmo pelo visual externo do percurso, cercado por mata nativa (agendamentos pelo site www.giordaniturismo.com.br).
Foto: Fabiano Mazzoti, divulgação
Foto: Gilmar Gomes, divulgação
Entre as vinícolas que abrem suas portas para os visitantes, está outra gigante de Bento, a Valduga, que oferece o tour típico com visita a parreirais, linha de produção e as caves (onde os alto-falantes tocam apenas as Bachianas, de Villa-Lobos...), mas também permite que ele faça seu próprio espumante. Na Casa Madeira, restaurante da Valduga, faça um favor a si mesmo e pergunte pelas geleias (e não deixe de provar a de goiaba!).
Na volta para Bento, é possível visualizar a recém-inaugurada Union Distillery, uma das maiores destilarias de uísque do país - por enquanto, fechada para visitas turísticas. Reserve ainda um tempo para dar um pulo na Casa de Filó e no Memorial do Vinho para ouvir as excelentes histórias do seu Moisés Michelon, figuraça e memória viva da vinicultura gaúcha.
*O repórter viajou a convite do Bento Convention Bureau