Meu marido e eu resolvemos comemorar nosso aniversário de casamento na Grécia, onde ficamos duas semanas em 2008. Nosso roteiro foi dividido em duas partes e, sinceramente, não sei dizer qual delas gostamos mais. Na primeira semana, percorremos a Grécia Continental e visitamos cidades incríveis como Atenas, Corinto, Epidauro, Olímpia, Delfos e Kalambaka. Já na segunda, fizemos um cruzeiro pelas ilhas gregas e visitamos as tradicionais Mykonos, Santorini, Creta e também Patmos e Rodes.
Cada uma delas tem um encanto especial, e o ideal é visitar todas mesmo. Mas, se eu precisasse escolher uma só, votaria em Rodes. Ela vai além da imagem tradicional que temos das ilhas gregas, com mar muito azul e casinhas brancas na encosta. A ilha famosa pela estátua do Colosso é surpreendente por ter praias belíssimas, montanhas, ruínas greco-romanas e um centro histórico medieval lindíssimo.
A cidade fortificada faz o visitante revisitar o passado e encanta também pelos tecidos bordados, sorvetes coloridos e cafés charmosos. A baía de Lindos, a três quilômetros do centro histórico, faz jus ao nome, e o visitante pode deleitar-se com a vista da acrópoles e seu templo de Athena Lindia. A subida até lá é, por si, um passeio delicioso. Pode-se subir no lombo de uma mula ou ir a pé, percorrendo as ladeiras muitas vezes pavimentadas por mosaicos de pedras roladas, enquanto se passa por lojinhas, restaurantes, cafés e um sem número de vendedores ambulantes.
Ao retornar para o centro histórico de Rodes, a dica é visitar as várias praias no caminho, como a incrível Anthony Quinns Beach, em Cape Ladiko. Não deixe de alugar um carro para poder explorar tudo o que a ilha oferece. É um passeio inesquecível que conjuga história, natureza e muita beleza, tudo isso em uma só ilha.
Perfil
Cláudia Bins, 46 anos, é autora de um blog e mora em Porto Alegre
Lugares que conhece: Grécia, Turquia, Itália, França, Espanha, Portugal, Rússia, Suécia, Dinamarca, Noruega, Alemanha, Suíça, Bélgica, Holanda, Estados Unidos, México, Argentina, Uruguai, Chile, Inglaterra, Escócia, Irlanda, Panamá e Grand Cayman
Ainda quer conhecer: Nova Zelândia, Austrália, Bali, Japão, China, Peru, Colômbia
Renovadas, as Cariátides voltam a brilhar em Atenas
Na seção Seu Olhar, os leitores do caderno Viagem compartilham suas experiências em destinos pelo mundo de acordo com desafios propostos por ZH semanalmente. Confira mais desafios.
Leia também
Confira as melhores empresas aéreas do mundo em 2015
Como encontrar uma alma gêmea para compartilhar as viagens
Turismo em Berlim a baixo custo: o que fazer em três dias por 50 euros
Conheça a Dinamarca, o país da felicidade
Islândia é considerado o melhor destino na Europa pela Lonely Planet
Casal percorre 4,5 mil quilômetros de bicicleta pela Europa
Dez destinos turísticos que vão bombar em 2015