Ao falar em Indonésia, a imagem que vem à mente, com mais frequência, restringe-se a praias paradisíacas com mar verde-esmeralda, o que é uma redução da beleza deste lugar. A Indonésia é um país-arquipélago formado por milhares de ilhas. Entre elas, uma das mais famosas é Bali, onde estivemos em 2014.
Confira todas as notícias de viagem em ZH
Em um país com a maior população muçulmana do mundo, Bali se tornou o reduto onde os hindus se concentraram, o que confere uma aura especial à ilha. Resista à tentação de visitar apenas o litoral, pois a alma e o encanto deste povo se encontram no interior. Ficamos em Ubud, capital cultural da ilha. Dali se pode explorar diversas atrações - um meio prático é alugar um carro com motorista (US$ 40/dia pela empresa Balicab). E como tem atrações: iniciando pelo centro, que pode ser feito a pé, onde se encontra o Palácio de Ubud (fomos no dia seguinte ao casamento do príncipe), o Jardim de Lótus (ao lado, maravilhoso) e a Monkey Forest (uma reserva natural onde você caminha em meio a diversas espécies de macacos).
A partir daí, é necessário carro para explorar o resto: os imensos terraços de arroz de Tegalalang, os diversos templos (a religiosidade é a marca de Bali) que ora emergem de um lago - Pura (templo) Danu Bratan -, ora pendem de um penhasco - Pura Ulu Watu -, ora se equilibram em um istmo que fica isolado na maré cheia - Pura Tanah Lot. Em todos, é necessário vestir o sarong (espécie de canga) para entrar.
Também visitamos uma das fazendas onde é produzido o café mais caro do mundo - o Kopi Luwak, cujos grãos são extraídos das fezes de um felino local. As onipresentes lojas de tecidos e roupas com estampas multicoloridas (o batik balinês é famoso) a preços irresistíveis dão o toque consumista em meio a tanta espiritualidade.
Obviamente, as praias não podem ser esquecidas - Seminyak, com sua agitação noturna de restaurantes e boates (come-se muito bem por lá), Nusa Dua, recanto dos surfistas, Uluwatu e suas falésias, e muitas outras, complementam, com sua beleza, um destino que encanta devido ao astral, à natureza, à cultura e à hospitalidade.
PERFIL
Antônio Pozzer e Márcia de Moraes são médicos em Porto Alegre
Lugares que conhecem: Uruguai, Argentina, Paraguai, Chile, Peru, Venezuela, Panamá, México, República Dominicana, Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, França, Itália, Espanha, Portugal, Suíça, República. Tcheca, Alemanha, Holanda, Bélgica, Dinamarca, Noruega, Suécia, Finlândia, Rússia, Egito, Turquia, Grécia, África do Sul, China, Japão, Índia, Austrália, Tailândia, Indonésia, Camboja, Vietnã, Malásia, Cingapura, Emirados Árabes
Ainda querem conhecer: Irlanda, Escócia, Israel, Islândia, Jordânia, Nova Zelândia, Havaí, Hungria, Alasca, Myanmar
* Na seção Seu Olhar, os leitores do caderno Viagem compartilham suas experiências em destinos pelo mundo de acordo com desafios propostos por ZH semanalmente. Confira mais desafios aqui