Ex-colega de Grupo RBS, a jornalista gaúcha Janaína Câmara da Silveira acaba de lançar, pela Pulp Edições, o guia China - O Melhor de Pequim e Xangai (288 páginas, R$ 45). E foi com conhecimento de causa: de 2007 a 2013, ela viveu na capital chinesa. Mesmo atualmente moradora do Rio de Janeiro, a dedicação ao país asiático continua, já que atua como executiva responsável pelo China Desk no Grupo In Press. Ela conversou com a coluna pelo Facebook. Confira trechos abaixo.
Como é para uma brasileira morar na China?
Chama a atenção o fato de tudo ser muito seguro. Via de regra, dá para dizer que não é preciso se preocupar com assalto ou qualquer tipo de violência, mesmo que se esteja caminhando em uma rua mal iluminada no meio da noite. E sempre tem alguém querendo ajudar no início, quando não se domina nada do idioma, seja por mímica ou tradutor no celular.
Tem algo a que você não conseguiu se acostumar?
Barulho! Tudo é muito barulhento. Os chineses buzinam demais. Eles falam alto, e muitos mastigam de boca aberta: um restaurante é uma experiência antropológica! E tem os incessantes barulhos das obras - novos prédios, melhorias nas ruas, reformas no apartamento ao lado. É broca, marreta, gritaria e buzina o tempo todo.
Turisticamente, o que é o mais interessante em Pequim e Xangai?
Pequim tem as imperdíveis Cidade Proibida (junto à Praça da Paz Celestial) e está perto da Grande Muralha. Xangai tem o Bund, a faixa de pouco mais de um quilômetro às margens do Rio Huangpu onde se estabeleceram embaixadas, bancos e um universo de entidades estrangeiras que fomentavam o comércio com o Exterior em uma das principais ligações da China com o resto do mundo de então. São prédios neoclássicos ou art déco de babar, que confundem um pouco: se está na China ou na Europa? E é do Bund que se observa a margem oposta, a dos prédios modernosos a la Jetsons que se traduzem na silhueta icônica de Xangai. É passeio para se fazer de dia e também de noite.
Leia também
Dez destinos turísticos que vão bombar em 2015
Por que percorrer a ferrovia transiberiana é uma das grandes experiências para um viajante
Leitor conta sua jornada inesquecível pela Índia
Tailândia, fascinante país de praias e muita cultura
E quais são seus lugares preferidos nas duas cidades?
Em Pequim, certamente os bairros históricos, conhecidos como Hutong. Conhecer o Guozijian Hutong e o Wudaoying Hutong são experiências fantásticas. No primeiro, fica o Templo de Confúcio. O outro reúne várias lojinhas com uma oferta incrível do vintage chinês. Para balada, o bairro é Sanlitun. Em Xangai, a balada certeira e cheia de turistas é no Bar Rouge. E durante o dia, para escapar do burburinho, vale a visita ao Jardim Yu Yuan. O entorno é a meca do comércio de quinquilharias.
Leia mais sobre viagem e turismo