A Croácia não estava na nossa lista de lugares a serem conhecidos. Aconteceu meio ao acaso, um lugar diferente e especial para comemorar meus 60 anos de vida (em junho de 2013). O roteiro na Croácia estava associado à Alemanha e à Eslovênia e foi maravilhoso em todos os sentidos. Nomes de lugares difíceis de pronunciar e escrever, que nem sequer imaginávamos, agora já povoam nossa mente. Foi muito bom reconhecer os jogadores de futebol de camisas quadriculadas vermelho e branco na época da Copa do Mundo.
O povo da Croácia é alegre e acolhedor. Chegamos bem na época em que o país começava a fazer parte da Comunidade Europeia, adotando o euro como moeda oficial, e tudo era motivo para festa. Entre as cidades que visitamos, destacamos Opatija, agraciada com um cenário cinematográfico. Zagreb, a capital, tem uma topografia diferenciada: na parte alta, está a maioria dos prédios históricos, e, na baixa, os bairros modernos. Um funicular liga as duas partes, mas o gostoso mesmo é andar a pé, descobrindo tudo. Também conhecemos o Parque Nacional de Plitvice, formado por 16 lagos naturais e uma série de cachoeiras. O lugar é realmente fantástico, uma das maiores atrações do país.
A viagem para Split, na costa do Mar Adriático, é de tirar o fôlego. A cidade tem preciosidades arquitetônicas remanescentes do império romano, como o Palácio-Fortaleza do Imperador Diocleciano. Sugerimos também uma visita a Trogir (na foto), fundada pelos gregos em 380 a.C.
Mas o lugar de que mais gostamos foi Dubrovnik, patrimônio da Humanidade pela Unesco. A cidade murada encanta os visitantes. Nós voltamos maravilhados, já com um gostinho de saudade. Quem sabe um dia... Nossa vida é uma caixinha de surpresas.
Perfil: Maria Eloisa Possebon Gazzo, 61 anos, é nutricionista e mora em Canoas
Lugares que conhece: quase todos os Estados Brasileiros, Argentina, Alemanha, Áustria, Bélgica, Bósnia, Canadá, Croácia, Chile, Dinamarca, Espanha, Eslováquia, EUA, Eslovênia, Finlândia, França, Holanda, Hungria, Inglaterra, Israel, Itália, Jordânia, México, Montenegro, Noruega, Portugal, Polônia, Paraguai, Liechtenstein, República Tcheca, Suíça, Suécia, Turquia, Uruguai.
Lugares que pretendem conhecer: Grécia, Irlanda, Escócia, África.
Na seção Seu Olhar, os leitores do caderno Viagem compartilham suas experiências em destinos pelo mundo de acordo com desafios propostos por ZH semanalmente.
Confira mais desafios em http://zhora.co/seuolharzh.