Uma igreja com mais de um século e cada vez mais moderna. A Catedral Nossa Senhora da Oliveira, em Vacaria, cidade de 65 mil habitantes localizada na região dos Campos de Cima da Serra, é um exemplo de como um espaço público pode ser multifuncional e servir à comunidade para além daquilo para o que foi concebido.
Projetada em 1897 e construída a partir de 1900, a igreja começou a receber celebrações de missas em 1913. Na década de 1940, os freis capuchinhos passaram a utilizá-la para fins culturais, com sessões de cinema mudo para crianças. Anos depois, encenações e oficinas teatrais entraram na rotina do templo.
Mas foi a partir de 7 de maio de 2011 que a Catedral de Vacaria, localizada entre as árvores e os bancos da Praça General Daltro Filho, no centro da cidade, virou referência no Rio Grande do Sul. A Cripta Multicultural, instalada na parte inferior da igreja, abriga um interessante espaço onde o conhecimento fica em evidência.
Foto: PABLO GOMES, Agência RBS
Com seis cinemas em 90 anos, a cidade ficou sem um local adequado para exibição de filmes em 2008, quando a última sala foi fechada. Então, a Cripta Multicultural passou a abrigar um minicinema com capacidade para 65 pessoas sentadas.
A videoteca tem 15 mil títulos, que são apresentados a escolas, universidades, empresas e comunidade. A programação é sempre temática, com títulos relacionados à Consciência Negra e ao Natal, por exemplo, em uma média de uma mostra diferente por mês. Desde a inauguração, o minicinema já teve mais de mil sessões.
- Cada filme tem uma proposta educativa e a programação é voltada a todos os segmentos sociais - explica José Barbosa, agente cultural público, pedagogo, professor de idiomas e responsável pela Cripta Multicultural de Vacaria.
No local, há ainda o museu fotográfico, com 12 quadros que contam em imagens e textos a história de Vacaria; a biblioteca comunitária com mil livros, um espaço para prática de xadrez, inclusive com aulas gratuitas, e navegação na internet. Durante o passeio, é possível ainda visitar o interior da Catedral, construída no estilo arquitetônico neogótico.
- Conhecer a história de Vacaria é importante para o turista e para o morador da cidade - conclui José Barbosa.
Foto: PABLO GOMES, Agência RBS
Saiba mais
- Desde a inauguração, em 7 de maio de 2011, a Cripta Multicultural da Catedral Nossa Senhora da Oliveira, em Vacaria, recebeu 60 mil visitantes, dos quais,
20 mil só no serviço turístico (há ainda os serviços cultural, religioso e de eventos).
- Em dezembro de 2011, em seu primeiro Natal, a Cripta chegou a receber 18 mil visitantes em um único mês, com ápice de 400 em apenas uma hora.
- De todos os visitantes registrados até hoje, 3% são estrangeiros de 20 países diferentes que estão a passeio pela serra gaúcha, especialmente Gramado e Canela.
- Localizada na região nordeste do Rio Grande do Sul, na divisa com Santa Catarina pelo Rio Pelotas, Vacaria fica a 240 quilômetros de Porto Alegre, a 120 de Caxias do Sul e a 180 de Gramado.
- A Cripta Multicultural fica aberta à visitação turística de quinta-feira a domingo em três turnos: das 10h às 13h, das 14h às 17h e das 18h às 21h. A abertura em feriados deve ser confirmada com antecedência.
- Informações pelos telefones (54) 3232-0216 (somente nos horários de funcionamento), (54) 8101-3220 (plantão), pelo site vacaria.net ou pelo e-mail criptamulticultural@gmail.com
Leia também
>> Turismo de aventura é destaque em roteiro na serra gaúcha
>> Roteiro apresenta cultura alemã rural em Nova Petrópolis
>> Onde fazer enoturismo no Rio Grande do Sul
>> Passeio de helicóptero é uma das atrações do Estação Gramado
>> Roteiro para um fim de semana com a família na serra gaúcha