Parques Temáticos e Museus são os segmentos que mais cresceram no setor turístico no século 21.
As respectivas estratégias para atrair clientes como novos resorts integrados marcam uma nova tendência da indústria turística. O futuro do entretenimento de massas provavelmente terá como referência a Ásia.
Em grandes destinos como Shangai, Hong Kong, Pequim, Tóquio, Singapura e Macao estão sendo implantados novos resorts que deverão dividir o espaço com parques temáticos, centros comerciais, hotéis, cassinos e museus de alta tecnologia. A teoria é ditada por John Robinet, vice-presidente da Aecom - empresa que desenvolve o relatório anual dos parques temáticos, o "Theme Index/Museum Index, Global Attractions Attendance Report".
Segundo o especialista, 25 dos mais importantes parques da América do Norte, Ásia e Europa registraram um aumento médio de visitantes de 5,2% no ano passado. No total, esses mesmos 25 estabelecimentos receberam 205,9 milhões de visitantes em 2012. Os números impulsionaram novas aberturas, como o Shangai Disney, que tem inauguração prevista para 2015.
A expectativa é que somente no primeiro ano o parque receba mais de 10 milhões de visitantes. O empresário diz que os museus estão tendo um papel cada vez mais importante na indústria do entretenimento. Por isso a ideia de unir museus e parques atrai cada vez mais clientes.