Excelente qualidade de vida é o que se pode concluir sobre Sydney. Nas ruas, nos parques e nas praias o povo respira a tranquilidade. A despreocupação e a certeza de que estão seguros é nítida em toda a população da cidade. Nas praias, notam-se crianças brincando e os pais a uns bons metros de distância. E para completar, os filhos conversam com estranhos e os pais continuam onde estavam. Desleixados? Não. Apenas estão tranquilos porque moram numa cidade em que o índice de violência é muito baixo.
Conheci Sydney no verão passado e fiquei encantada com a estrutura arquitetônica, as belas praias, a limpeza e a organização. O povo também é incrível! Muito receptíveis e amáveis. Sempre dispostos a ajudar um turista perdido, além de serem extremamente educados. "Por favor", "desculpa" e "obrigado" são palavras percebidas em quase todas as frases dos australianos.
O turista que caminha da praia de Manly até a de Shelly encontra água potável à disposição pelo caminho, ótima trilha com uma paisagem maravilhosa e uma diversidade cultural surpreendente. A cidade abriga muitos orientais. Comida japonesa é fast-food no Corso (principal rua do bairro de Manly). A gastronomia recebe tanta influência estrangeira que, às vezes, é difícil saber qual é a culinária típica do país.
Se pretende jantar fora é importante saber que os restaurantes fecham muito cedo. A maioria dos estabelecimentos não fica aberto até tarde. O povo prioriza estar com os amigos e familiares e ir à praia em vez de dedicar-se quase que integralmente ao trabalho.
Visitar um zoológico é ótimo para conhecer animais diferentes. Apesar de podermos encontrar nas ruas coelhos e pássaros muito peculiares e, até mesmo, cangurus nas estradas. O museu de cera e o Aquário Público de Sydney são excelentes opções para se observar uma magnífica criação feita pelo homem e uma belíssima riqueza natural.
Perfil
Adriana Viegas Cigolini, 24 anos, é professora
Lugares que conhece: Uruguai, Colômbia, México, França, África do Sul, Austrália e Tailândia
Ainda quer conhecer: EUA, Canadá, Japão e Nova Zelândia
Seu olhar
Muitos de nossos leitores são visitantes frequentes da principal cidade australiana por causa de parentes que moram por lá. Confira as impressões de alguns deles abaixo e no Facebook.