O Museu do Futebol, localizado no Estádio do Pacaembu, em São Paulo, dará voz às memórias da paixão esportiva nacional guardadas em papel. A partir do dia 30 de novembro, às 10h, figurinhas, postais, cartazes, selos, embalagens, documentos, carteirinhas de clubes e álbuns serão expostos em uma cenografia composta por caixas de papelão, em alusão à forma como as relíquias são guardadas nas casas dos colecionadores. Até as 12h, a entrada no museu será gratuita.
- Vamos promover uma grande homenagem às coleções e aos entusiastas de impressos, responsáveis por preservar relíquias que contam histórias dos clubes, atletas e campeonatos. Somos um museu que fala de futebol, mas também de história, de paixão, de tecnologia e de arte. Buscamos explorar temas relacionados ao esporte de um ponto de vista diferente, transformando conteúdos do universo da bola em experiências sensoriais - destaca o diretor executivo do museu, Luiz Laurent Bloch.
A exposição Futebol de Papel, em cartaz até abril de 2014, quer mostrar ao público histórias do futebol brasileiro contadas a partir de objetos de 12 colecionadores e cinco clubes (Portuguesa, São Paulo, Botafogo e os menores Associação Atlética Açucena e Santa Marina Atlético Clube), além de documentos da Biblioteca Nacional e do Instituto Von Martius.
São pelo menos 200 itens originais, dispostos em vitrines. Há ainda outras coleções que foram digitalizadas para serem apresentadas em um totem multimídia. Verdadeiras relíquias que recontam curiosidades e "causos" de atletas, clubes, campeonatos regionais, Seleção Brasileira e Copas do Mundo. Também serão expostos cerca de 80 álbuns, mais de cem figurinhas e 40 ingressos de torneios internacionais e partidas históricas - como entradas para jogos da Copa datando desde 1930.
- A ideia desta mostra é antiga. A segunda exposição temporária do museu, Mania de Colecionar, realizada em 2009, trouxe coleções de camisas, flâmulas e botões. Já nesta época, a equipe do museu conheceu colecionadores de inúmeros itens feitos em papel. Desde então, e, pela riqueza desse material, aguardamos a oportunidade de realizar uma exposição como essa - conta a coordenadora do Núcleo de Pesquisa, Documentação e Exposições do Museu do Futebol, Daniela Alfonsi.
Pais e filhos também poderão se divertir com jogos e brincadeiras: há uma área dedicada ao "jogo do bafo", realizado com figurinhas, além de mesas de pebolim e do game Futpixel, no qual o visitante constrói o seu próprio mosaico animado, como em um videogame.
A pesquisa sobre esses acervos foi aprofundada a partir da implantação do Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB), inaugurado em outubro de 2013. O espaço é composto por uma biblioteca/videoteca exclusiva sobre futebol, além de uma plataforma online que pode ser acessada de qualquer lugar através deste site. O trabalho para realizar a nova mostra durou mais de quatro meses, entre pesquisa, digitalização, tratamento de acervos, desenvolvimento dos projetos cenográficos, de vídeo e trilha sonora.
No dia da inauguração da exposição Futebol de Papel, das 13h às 17h, os visitantes também terão a oportunidade de visitar o 11° Encontro de Colecionadores de Camisas de Futebol, que acontecerá na área externa ao museu com o tema Terceira camisa e impressos. No evento, será possível conhecer mais sobre a história dos times, além de trocar camisas e materiais impressos.
Serviço
O quê: Exposição Futebol de Papel
Onde: Museu do Futebol (Estádio do Pacaembu)
Endereço: Praça Charles Miller, s/n, São Paulo/SP
Quando: 30 de novembro (sábado)
Abertura: 10h (até as 12h, a entrada no museu será gratuita)
Horário de Funcionamento: 9h às 18h (bilheteria até às 17h)
Investimento: R$ 6 (com meia-entrada para estudantes, professores e idosos e gratuidade para pessoas com deficiência e, às quintas-feiras, para o público em geral)
Informações: Pelo telefone (11) 3664-3848 ou pelo site