Inexistem palavras capazes de descrever a beleza de São Petersburgo. Projetada no século 18 por Pedro I, o Grande, para viabilizar a comunicação da Rússia com a Europa, hoje São Petersburgo, com seus mais de 5 milhões de habitantes, é conhecida como a cidade mais europeia da Rússia.
A sua riqueza arquitetônica pode ser creditada aos seus mais de 600 palácios, remanescentes do período monárquico. Apesar da destruição resultante da II Guerra Mundial, as obras de restauração nos brindam com registros inesquecíveis tanto no Palácio de Catarina e seu impactante salão de âmbar, quanto em Peterhof, com seus 120 hectares de jardins ricamente guarnecidos por mais de 140 fontes e um majestoso canal de acesso ao Mar Báltico.
Impressionante, também, a riqueza do Museu Hermitage, com mais de 3 milhões de obras de arte, entre as quais algumas de Leonardo da Vinci, Rafael, Michelangelo, Velázquez, Goya, Rembrandt, Rodin, Monet, Cézanne, Van Gogh, entre outros.
Conhecer São Petersburgo exige que se visite a Igreja do Sangue Derramado, a Igreja de San Isac, a Igreja de Nossa Senhora de Kazan, a Fortaleza de São Pedro e São Paulo e a histórica Casa Singer.
Vale a pena investir algumas horas e fazer a navegação noturna pelos canais que cortam a cidade. Isso possibilita acompanhar a abertura e/ou fechamento de algumas de suas 22 pontes pênseis e apreciar a riquíssima iluminação dos prédios.
Quem visita a cidade tem o compromisso de conhecer o metrô da cidade. Se em Moscou deparamos com estações que são verdadeiros palácios subterrâneos, idêntica situação se repete em São Petersburgo. A estação do Almirantado é a de maior profundidade (64 metros) e exige mais de cinco minutos de deslocamento pela escada rolante para alcançar o ponto de partida e chegada.
Igualmente imperdível o passeio pela Avenida Nevsky, para conhecer os inúmeros monumentos e visitar os grandes teatros da cidade: o festejado Bolshoi, o Mariinsky ou o Alexandrinsky, onde assistimos ao Lago dos Cisnes.
Perfil
Maria Ester Hartmann Philippsen, 51 anos, é comerciante em Santo Cristo
Lugares que conhece: Arequipa, Buenos Aires, Cusco, Jujuy, Lisboa, Lucerna, Machu Picchu, Montevidéu, Moscou, Puno, Punta del Leste, Salta, São Pedro de Atacama, Zurique
Ainda quer conhecer: Alemanha, Itália, Marrocos e Turquia