Aninhada entre os lagos Thun e Brienz está Interlaken, conhecida como o paraíso dos esportes radicais. Com ampla infraestrutura e condições perfeitas para a prática de esqui, trekking e alpinismo, a região também é famosa por sua tradição folclórica e abre um leque de possibilidades turísticas - especialmente a partir do outono europeu, que marca o início da concorrida temporada de frio.
Permeada por montanhas dignas de cartão-postal, Interlaken encanta por suas belezas naturais. A nova plataforma de observação da montanha Stockhorn, por exemplo, proporciona alguns momentos emocionantes: o piso de vidro permite avistar as magníficas paisagens do lago Thun e do vale Gürbe, do planalto central suíço até o Vale do Jura e, em dias claros, até mesmo a Floresta Negra integra o cenário.
A tradição cultural também é uma riqueza local e não há uma festa da qual os coros de "iodelei" - técnica de canto característica da região dos Alpes - não participem. A música harmoniosa e a dança perfeitamente sincronizada quase nos deixam esquecer do trabalho e dedicação necessários para chegar a este resultado. Por isso, entre setembro e novembro, os turistas poderão participar de uma experiência ainda mais enriquecedora: visitar os ensaios e conferir de perto o trabalho de cantores, dançarinos, músicos e dos demais integrantes destes belíssimos espetáculos folclóricos.
Interlaken
Localizada no coração da Suíça, Interlaken é um excelente ponto de partida para se conhecer toda a região de Jungfrau. Conectada às principais cidades suíças e seus aeroportos, é de fácil acesso tanto por trem, como por ônibus ou carro.
Situada entre os lagos Thun e Brienz, Interlaken encanta por sua bela geografia. Os límpidos lagos de cor esmeralda são perfeitos para românticos passeios de barco e só são ofuscados pelo imponente trio rochoso: Eiger, Mönch e Jungfrau. Com seus picos nevados, são mundialmente conhecidos e atraem visitantes de todo o planeta.
A excelente infraestrutura da cidade permite que os turistas fiquem bem confortáveis em Interlaken. Com uma farta oferta hoteleira, possui hospedagens de todas as categorias e restaurantes de alto padrão com cozinhas suíça e internacional. A charmosa cidade ainda possui um cassino e diversas lojas, reservando muita diversão aos visitantes.
O aspecto cultural é outro atrativo na região. Em Interlaken, o turista pode vivenciar de perto algumas tradições suíças. Grupos de iodelei (técnica de canto), tocadores de alphorn (instrumento característico dos Alpes suíços) e as típicas vaquinhas malhadas com seus sinos soando pelas montanhas, são apenas alguns exemplos. É importante ficar de olho no animado calendário de eventos da cidade. Assim, o turista poderá aprofundar-se ainda mais na rica cultura local.
Jungfraubahnen
Proprietária de mais de 40 meios de elevação - entre trens e teleféricos - na região de Jungfrau, a companhia ferroviária Jungfraubahnen é responsável por conectar Interlaken aos principais pontos turísticos da região.
A linha ferroviária pioneira da companhia e também a mais famosa das cinco, Jungfrau, começou a ser operada em 1912. Os trens partem de Kleine Scheidegg, passam pelos montes Eiger e Mönch e seguem até o cume do Jungfrau, superando uma de altitude de 3.450 metros. No topo da montanha, a estação de trem Jungfraujoch -Top of Europe reúne diversas atrações para o visitante passar o dia, como: restaurantes; esportes na neve; palácio de gelo; cinema 360º; plataforma de observação; entre outras.
Em maio de 2006, foi celebrada uma parceria entre as linhas ferroviárias de Jungfrau e a estrada de ferro do Corcovado, no Rio de Janeiro. Ambas são dotadas do mesmo sistema suíço de tração por cremalheira. A parceria constitui um importante intercâmbio de know how no âmbito da tecnologia de transportes e de marketing. Além disso, todos que comprarem um tíquete até o Jungfraujoch - Top of Europe ganham 50% de desconto no trajeto brasileiro.