A Reserva Biológica Huilo Huilo, localizada nas selvas da Patagônia chilena, pretende atrair turistas brasileiros oferecendo aulas gratuitas de esqui para aqueles que comprarem um pacote para visitar o local.
Ao contrário de outros destinos de esqui chilenos, Huilo Huilo oferece terrenos com neve até o mês de fevereiro. As aulas de esqui são realizadas nas encostas do vulcão Mocho-Choshuenco, local considerado sagrado pelo etnia indígena mapuche que habita nesta parte do Chile. Lá de cima, é possível admirar diversas paisagens da Patagônia chilena, como o rio Fuy, o lago Pirehueico e centenas de hectares de bosques primários.
Os turistas estarão acompanhados durante todo o tempo por instrutores e receberão - também gratuitamente - equipamentos adequados para praticar o esporte.
Outras atividades
As atividades que podem ser realizadas no local, porém, não resumem apenas à prática de esqui. Eleita como o melhor destino do mundo na categoria Conservação da Vida Silvestre e Habitat, pelo prêmio "Virgin Holidays Responsible Tourism Awards 2012", a Reserva Biológica Huilo Huilo é exemplo de turismo sustentável na América do Sul.
Dentro de seus 100 mil hectares, o empreendimento abriga uma das poucas áreas de florestas de clima temperado que restam no mundo, onde existem 95 espécies de aves, 12 mamíferos, 328 espécies de flores, rios e cachoeiras com quase 40 metros de altura. Entre esta paisagem, foram erguidos, com madeira de reflorestamento, quatro hotéis de arquitetura exótica que irão receber o hóspede com luxo e conforto.
Os turistas, por sua vez, podem realizar inúmeros passeios ecológicos no meio desta farta natureza.
Em Huilo Huilo, é possível, por exemplo:
- Se banhar em águas termais nas margens do lago Pirehueico;
- Fazer trilhas no bosque úmido temperado;
- Realizar passeios noturnos até a base da cachoeira Huilo Huilo, que 37 metros de altura;
- Fazer passeios de caiaque no lago Neltume;
- Aventurar-se em rafting no rio Fuy, um dos cartões-postais da região;
- Fazer tirolesa a 90 metros de altura;
- Cavalgar entre montanhas nevadas;
- Realizar trekkings nas montanha nevadas;
- Esquiar;
- Conhecer o vulcão Mocho-Choshuenco a bordo de um esqui randoneé;
- Praticar mountain bike;
- Visitar um museu com peças arqueológicos das diversas etnias indígenas que habitaram a região, como os mapuches.