Coragem e medo sempre andaram juntos. No cinema ou na vida real, o lugar é essencial para despertar esses sentimentos. Em filmes de aventura, suspense ou terror, o cenário pode ser simples, contendo apenas uma casa escura, em que portas e janelas abrem e rangem a qualquer instante, ou complexo, como um belo museu com mais de 300 anos, vários andares e arquitetura admirável.
Há vários destinos que despertam o espírito aventureiro de qualquer um.
Confira alguns deles:
Istambul, Turquia
Como maior e mais desenvolvida cidade da Turquia, Istambul chama a atenção por ser considerada um ponto de encontro de culturas, com numerosas sinagogas, mesquitas e igrejas, além de construções antigas e bairros tradicionais. O cinema se encantou com a cidade e já a filmou diversas vezes. Um frequente visitante, por exemplo, é o agente secreto James Bond, que visitou a capital em três filmes: Moscou contra 007, O Mundo não é o Bastante e, o mais recente, Operação Skyfall.
Os telhados da cidade também serviram de cenário em Trama Internacional e Busca Implacável 2. Quem visita o lugar não deve deixar de ir ao Museu de Santa Sophia, remanescente da época bizantina e conhecido pela bela arquitetura. No mesmo bairro estão a Mesquita Azul e o Grande Bazar, construído no século 15, um dos maiores mercados do mundo, onde é possível comprar tapetes, joias, luminárias, roupas e sapatos.
Petra, Jordânia
Em Indiana Jones e a Última Cruzada, terceira aventura da série de filmes protagonizada por Harrison Ford, uma das cenas finais mostra o arqueólogo se aproximando de uma impressionante construção esculpida em uma alta parede vermelha, que serve de entrada para uma caverna onde estaria localizado o Santo Graal, mítica relíquia sagrada. O visual do lugar pode parecer fantasioso, mas se trata de Al Khazneh, uma das principais atrações de Petra.
(Divulgação/Divulgação) Impressionante estrutura de pedra, o Tesouro foi locação de "Indiana Jones"
Além da impressionante arquitetura em pedra, o lugar impressiona pela combinação entre arquitetura e natureza. Construída pelos nabeteus, um povo árabe que ali viveu por 2 mil anos, a cidade tem templos, altares e 500 túmulos esculpidos em rocha. Por causa da beleza e da história, o local foi tombado como Patrimônio Mundial pela Unesco e eleita uma das sete maravilhas do mundo moderno. Os turistas que quiserem conhecer melhor o lugar podem ainda visitar o Museus Nabeteu e o Museu Arqueológico.
Monument Valley, Estados Unidos
As imponentes formações de rocha avermelhada e o amplo terreno de Monument Valley podem parecer bastante familiares a vários fãs do cinema. O local, que fica na fronteira entre os estados do Arizona e de Utah, nos Estados Unidos, serviu de cenário para diversos filmes de faroeste. Lá foram feitas as filmagens de três longas-metragens de John Ford, um dos maiores diretores do gênero: No Tempo das Diligências, Sangue de Heróis e Rastros de Ódio. Também passaram pela locação as produções de Era uma Vez no Oeste, De Volta para o Futuro - Parte III e Missão Impossível 2.
(Adriana Franciosi/ Agência RBS) "Missão Impossível 2" e muitos filmes de faroeste foram gravados em Monument Valley
Lá, turistas têm a oportunidade de conhecer o Parque Tribal Navajo, todo localizado em território indígena, onde é possível percorrer trilhas e ter uma vista mais próxima das imensas rochas que compõem a paisagem. Também existem passeios de jipe e um restaurante com comida típica. Para descansar dentro do parque, duas opções podem ser interessantes: o The View Hotel ou o camping Mitten View.
Ilha Kauai, Havaí
Com uma rica e variada paisagem natural, a Ilha Kauai, a quarta maior do arquipélago do Havaí, serviu de locação por causa dos vales, das montanhas e das praias. Diversas cenas de Jurassic Park - O Parque dos Dinossauros foram filmadas lá. A ilha também recebeu as produções de Os Caçadores da Arca Perdida, Trovão Tropical e Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas.
(Walt Disney Pictures/Divulgação) "Piratas do Caribe" nas águas do Havaí
As principais programações turísticas de Kauai envolvem atividades em contato com a natureza, como snorkel, caiaque e zipline. Alguns pontos são acessíveis apenas por trilha, por mar ou via aérea, o que dá a oportunidade de explorar a ilha ainda mais a caminho de destinos novos. Lá está também o Cânion Waimea, considerado o "Grand Canyon do Pacífico", que oferece uma vista panorâmica de diversos vales.
Hobbiton, Nova Zelândia
Ao buscar as locações para dar vida à Terra Média imaginada pelo escritor J.R.R Tolkien, autor da saga O Senhor dos Anéis, o diretor Peter Jackson encontrou o lugar perfeito para representar a vila dos hobbits. A cerca de 160 quilômetros de distância de Auckland encontra-se a zona rural de Matamata, que, devido às colinas verdes e ao ambiente calmo, serviu como o lugar ideal para encenar Hobbiton.
(Anisha/sxc.hu) A vila dos hobbits, personagens de J. R. R. Tolkien, pode ser visitada na Nova Zelândia
A vila do personagem Frodo Bolseiro, um dos protagonistas da série de fantasia, foi toda construída em uma fazenda de 485 hectares. Lá, foram criadas mais de 40 casas de hobbit, além de um moinho, para compor o cenário. Contudo, a construção não desapareceu após o fim das filmagens, como acontece normalmente. Todo o cenário foi mantido e, desde 2001, Hobbiton é atração turística aberta, com passeios de até duas horas. Quem viaja para lá pode aproveitar e passear por áreas próximas para ver de perto outras locações, como o Parque Nacional Tongariro, que representou Mordor no longa-metragem.
Escócia, Grã-Bretanha
O filme The Maze, de 1953, mostra um escocês, Gerald Mac, que rompe seu noivado após receber a notícia da morte de um tio. Ele herda um castelo e vai morar lá. Inconformada, a ex viaja com uma tia em busca do noivo e, ao chegarem, descobrem que ele está com uma aparência mais velha. Hospedadas no castelo, encontram um estranho labirinto e um monstro que pode ser a causa dos acontecimentos estranhos no local. A moradia que aparece no longa é o Glamis Castle, localizado no leste da Escócia. Ele pertence à família Bowes-Lyon, um dos mais antigos clãs da nobreza escocesa.
(Britain on View/Visit Britain) Glamis Castle, locação do filme "The Maze", é aberto a visitação
Há várias lendas associadas ao castelo, como o assassinato de um rei, a existência de fantasmas ou monstros. Atualmente, é a residência do conde e da condessa de Strathmore, que deixa o lugar aberto para visitação do público e disponibiliza uma sala de chá. No castelo, há uma área dedicada às crianças. Ainda tem uma loja e um restaurante na propriedade. As visitas sempre são feitas em grupos conduzidos por guias, que contam a história de Glamis e levam os turistas a vários aposentos, como os quartos e a capela.
Transilvânia, Romênia
A Transilvânia, na Romênia, abriga o famoso Castelo do Conde Drácula, o Bran. Por volta de 1430, nasceu o príncipe Vlad III Draculea, ou Vlad Tepes, que defendia a região de invasores. Diz a lenda que, após matar os inimigos, ele bebia o sangue deles. O escritor irlandês Bram Stoker se inspirou na história e lançou o livro Drácula, em 1897. Com isso, vários filmes foram feitos baseados na história da existência de uma criatura que empalava pessoas.
(Bogdan Lungu/sxc.hu) Bran Castle, na Romênia, é o castelo do Conde Drácula
A película considerada a que melhor retrata a história é Drácula, O Príncipe das Trevas, de 1966. Entretanto, é evidente a influência da trama em várias criações, como o recente Crepúsculo, de 2008. O local das filmagens é um museu aberto ao público e exibe peças de arte e mobiliário colecionados pela Rainha Maria, que já morou no local. Nas cidades próximas, há outros cenários que merecem a visita, como a Ponte das Mentiras e a Igreja Negra, a maior igreja gótica do país. O visitante pode ainda passear de teleférico e ir até o topo da montanha Tamp.
Paris, França
O Código da Vinci, de 2006, é uma adaptação do livro que leva o mesmo nome, do escritor Dan Brown. Na trama, o simbologista Robert Langdon, interpretado por Tom Hanks, começa a investigar pistas deixadas pelo assassino de um curador de um museu. Com a ajuda de uma policial, ele descobre mensagens ocultas nas obras de Leonardo da Vinci, que indicam a existência de uma sociedade secreta com um segredo da linhagem sagrada de Jesus. Em busca por respostas, Langdon visita vários lugares famosos e que ficaram ainda mais visados após o filme.
(Columbia/Divulgação) O Louvre, na França, tem participação especial no filme "Código da Vinci" com Tom Hanks e Audrey Tautou (na foto)
Na cena do assassinato que dá início à investigação do simbologista, o corpo se encontra no Louvre, em Paris. O local existe desde o século 12 e já foi palácio real no reino de Luís XIV. Chama a atenção a arquitetura, que compreende o palácio e uma pirâmide de 21 metros feita de vidro e traves na parte central. Há quatro níveis em seu interior: três andares e o setor subterrâneo, divididos em sessões de antiguidades orientais, egípcias, gregas, romanas, medievais e esculturas.
Londres, Inglaterra
Sweeney Todd - O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet, de 2007, conta a história de um barbeiro, Benjamin Barker, que é preso injustamente por determinação de um juiz corrupto. Após a liberdade, ele inicia sua vingança. Localizada em Londres, na Inglaterra, a Rua Fleet, batizada com esse nome por causa do rio subterrâneo que passa por ela, é conhecida por abrigar a sede de grandes jornais. No fim da rua, está localizado um dos lugares de maior visitação de Londres, a Saint Paul's Cathedral, que é a sede do Bispo e abriga mais de 200 memoriais, além de túmulos de notáveis cidadãos britânicos.
(Warner/Divulgação) "Sweeney Todd" de Tim Burton foi gravado na Rua Fleet, em Londres
O turista também pode ir a vários outros pontos, como a Millenium Bridge, o Tate Modern, um museu de arte com exposições gratuitas, a Tower Bridge, onde há vários restaurantes, entre outros. No filme de Tim Burton, o Rio Tâmisa também aparece. Nele, o visitante faz passeios de barco. Ainda é possível vê-lo ao subir na imensa roda-gigante de 135 metros de altura, a London Eye, que dá voltas completas de até 30 minutos de duração e é um dos pontos turísticos mais disputados da capital.