Grécia, terra dos deuses, da mitologia, dos pensadores e dos esportes, também é um dos principais destinos turísticos da Europa por sua história. Quem são, afinal, os gregos? Ou melhor: quem eram? Airton Ortiz foi ao país em busca da mitologia, da filosofia e da democracia - os três pilares da cultura ocidental - e encontrou um povo descrente e desorientado. O país que moldou o mundo agora não consegue moldar-se a si mesmo.
Atenas é um retrato em cores berrantes da confusão em que se meteu o mundo contemporâneo. O autor escolheu essa cidade para fincar raízes e viver como um grego comum, sem as regalias da vida de turista.
Ortiz descobriu na cidade pequenos recantos que pouco significam para aqueles que estão de passagem por ela, mas que transmitem a alma de Atenas e a de seus moradores. O Mercado Público e as pequenas tavernas onde os atenienses comem, bebem, cantam e dançam, por exemplo, são verdadeiras instituições nacionais.
Em mais de quarenta bem-humoradas crônicas, Ortiz narra a vida do cidadão ateniense, as dificuldades enfrentadas durante o período de crise econômica, a luta da população por seus direitos, os pequenos recantos que apenas os atenienses conhecem. Ler Atenas é viajar sem precisar sair do sofá.
Sobre o livro
Título: Atenas
Autor: Airton Ortiz
Editora: Benvirá
Ano: 2013, 1ª edição
Páginas: 216
Preço: R$ 29,90