As estradas do oeste catarinense, ora acompanhada por pomares, ora serpenteando as encostas de vales, conduzem o viajante por refúgios relaxantes de águas termais a 38ºC ao ar livre. Para quem frequenta esses balneários, a fonte da juventude deixou de ser lenda. Ela foi descoberta por acaso em uma pequena cidade escondida entre morros da região, que também guarda o trabalho de homens dedicados a preservar parte da história local.
Corria o início da década de 1960, quando moradores de Piratuba encontram um líquido escuro escorrendo de um morro. Na esperança de ser petróleo, a Petrobras perfurou o local em 1964, mas abandonou os trabalhos tempos depois. A decepção dos pesquisadores veio em forma de água sulfurosa, saindo a 38ºC do buraco e com pressão para levantar jatos a 30 metros de altura.
Atualmente, o mesmo buraco abastece mais de 20 piscinas termais, hidromassagens, banheiras individuais e chuveiros no parque termal da cidade, que recebe cerca de 400 mil pes- soas por ano, número cem vezes maior que a população local. Muitos buscam as estâncias termais por questões terapêuticas e relaxantes, principalmente para a pele. Mas também há piscinas de temperatura mais amena, com toboágua e rampa de deslizamento, perfeitas para jovens e crianças.
Essa fonte da juventude transformou a cidade em passarela ao ar livre, num desfile de cores. Porém, a tendência nas ruas é sempre a mesma em todas as temporadas: os roupões. Por causa da proximidade entre o parque termal e os hotéis, os turistas, des- preocupados, em trajes de banho, já saem prontos para cair nas águas quentes. Prédios em arquitetura enxaimel, destacando a influência germânica, completam o mosaico sarapintado do Centro da cidade.
A estadia em Piratuba não se resume às piscinas. É possível conhecer a história da região, viajando numa maria-fumaça centenária até o Rio Grande do Sul e, no passeio da Rota do Engenho, que leva o turista para conhecer a parte rural e o parque ecológico Três Pinheiros.
(José Giotti/Agência RBS) Muitos buscam as estâncias termais por questões terapêuticas e relaxantes, principalmente para a pele
Outras opções de estâncias
Santo Amaro da Imperatriz
Município da Grande Florianópolis, a 30 quilômetros da capital, Santo Amaro da Imperatriz tem a primeira fonte termal de que se teve notícia no país. O balneário oferece banhos individuais e piscinas. Entre as opções de hospedagem, está um resort, que alia o benefício das águas termais a atividades de ecoturismo e à gastronomia diversificada.
Gravatal
As Termas de Gravatal, a cinco quilômetros do centro da cidade, oferece parques e hotéis com banheiras, hidromassagem e piscinas termais. O setor hoteleiro também conta com passeios, caminhadas e danças de salão.