A Croácia entrou em julho oficialmente na União Europeia como o 28º país-membro. O destino dos Bálcãs teve um crescimento impressionante em seu turismo nos últimos 10 anos: sua costa com paisagens paradisíacas atraem os viajantes, ainda que seu patrimônio natural e histórico do interior do país não fique atrás. Confira as paradas obrigatórias em uma visita ao país.
1. Zegreb
Na parte continental do país, a capital croata mistura uma arquitetura típica da Europa central a uma atmosfera calorosa. Ela conserva belos monumentos como a catedral neogótica de Santo Estêvão.
2. Dalmácia
As cidades dálmatas, ao sul do país, estão entre os destinos mais procurados: Dubrovnik, apelidada de "a pérola do Adriático", onde o centro histórico repleto de fortes é considerado patrimônio mundial pela Unesco, Split e seu centro em que habitam joias da civilização romana como o palácio do imperador Diocleciano, ou ainda Zadar e suas ruelas com pedras brancas.
3. Ilhas
Milhares de ilhas se estendem ao longo da costa croata, guardando praia oníricas.
A mais conhecida, Hvar, é um destino comum para os jet-setters. Krk, ao norte do Adriático, é mais vasta. Na ilha de Pag - a mais deserta, com suas enseadas tranquilas -, a cidade de Novalja tornou-se a destinação favorita dos festeiros europeus.
4. Parques Nacionais
Oito parques nacionais são preservados como patrimônio natural croata e de seu ecossistema. Esses lugares têm uma flora diversificada e são refúgio para animais selvagens (ursos, linces e lobos). Entre os imperdíveis estão Plitvice e seus 16 lagos que se sucedem em cascata ou o parque de Krka e suas quedas dágua vertiginosas.