Contando os dias para as férias, comecei a procurar brasileiros que moram nos lugares que pretendo visitar para conseguir dicas e sugestões fresquinhas. Foi assim que consegui o contato da Sabrina Pereira, que está morando em Munique, na Alemanha. Ela me deu 1 milhão de dicas da cidade do time de futebol que acabou de vencer a Champions League, o Bayern.
Além de passeios, ela dá uma lista de restaurantes, bares e baladas imperdíveis. Sabrina adora a cidade da Oktoberfest.
- É uma festa muito legal, muito mesmo. Tanto para jovens quanto para famílias, dá para aproveitar bastante - diz.
Ela só não aconselha conhecer Munique aos domingos, pois quase tudo fecha, até restaurantes. Para se locomover pela cidade, recomenda o metrô:
- As máquinas que vendem tíquetes têm versão em inglês. Quem fica até três dias deve comprar a passagem por dia, que hoje sai por 5,6 euros. Quem fica mais tempo pode optar pelo tíquete semanal, que custa 15 euros. Com eles, você pode andar de S-Bahn, U-Bahn (metrô), ônibus e tram.
Allianz Arena
Lukas Barth / AFP
Sabrina garante que o estádio do Bayern de Munique é um lugar muito legal de conhecer.
- Se conseguir ir a um jogo, ótimo. Mas adianto que é bem difícil conseguir ingresso para ver o Bayern. Tem um time da segunda divisão que sempre joga lá. Os ingressos são mais baratos e mais fáceis de conseguir. Outra opção é fazer o tour no estádio, que também é muito legal - aconselha.
Olympia Park
É o parque das Olimpíadas.
- É muito bonito. Não tem restaurantes como o English Garden, mas tem lugar para comer um crepe e fazer um lanche. Também tem uma torre enorme onde fica o restaurante 181, que é mais sofisticado. No inverno, tem pista de patinação no gelo no Olympia Park e uma montanha de neve artifical para esquiar - diz Sabrina.
Logo no início do parque, fica o museu da BMW (BMW Welt), com vários carros e uma loja da BMW. Ela alerta que uma parte do museu é de graça e outra é paga. Para o Olympia Park você vai U-bahn - U3 e desce na estação OlympiaZentrum.
Deutsches Museum
- É um museu de tecnologia sensacional. Tem um andar para cada meio de transporte, com modelos em tamanhos reais e inteiros (barcos, aviões, trens e caminhões). Há um andar chamado Kinder Reich, só para crianças. Vale bem a pena! O museu fica na beira do Rio Isar, que é o rio de Munique e é bem lindo.
English Garden
Alberto Bonomini / Centro Alemão para o Turismo
Eu já tinha pesquisado sobre este local na internet, mas depois de trocar e-mails com a Sabrina, percebi que é imperdível.
- É o maior parque dentro de uma cidade do mundo. É gigante e lindo. Tem lagos, restaurantes e muitos lugares para passear. Amo. Para chegar, você pega o metrô U-bahn - U3 e desce na estação Giselastrasse. Procura pelo restaurante Don Lucca, que é bem na esquina da rua que dá acesso ao parque. Andando por ela, você chega lá - explica.
Como o local é bastante grande, Sabrina recomenda sempre olhar as placas para saber onde há uma saída próxima:
- A China Tower é uma torre superfamosa, que tem um biergarten em volta. Na frente, tem um restaurante muito gostoso. Um pouco mais longe da China Tower, há um lago e mais alguns biergartens com restaurantes e sobremesas. Lugares também bem agradáveis para curtir o dia caso a temperatura seja agradável.
Ela também ressalta a beleza da natureza do local e diz que é um passeio ideal na primavera e no verão.
- Tem o surfe no rio, que é bem famoso. Tem gente que vem de vários lugares do mundo só para surfar aqui. E, mesmo no frio, sempre tem alguém lá surfando - diz.
Lazer nas proximidades
A rua que dá acesso ao English Garden, na estação Giselastrasse, chama-se Leopoldstrasse.
- É uma rua bem bonita e chique de Munique. Com lojas chiques, cafés, restaurantes - afirma Sabrina.
Ela diz que perto do English Garden tem também a hípica de Munique, que não é aberta ao público, mas, em frente, há um restaurante chamado Café Reitschule.
- De lá dá pra ver as pessoas tendo aula para andar a cavalo. Superlegal. E o restaurante é muito bom!
Marienplatz
- É o centro de Munique e é lindo. Na fachada da prefeitura, tem um relógio com os bonecos cantantes. Eles dançam às 11h e às 17h. Os turistas ficam na praça esperando. A Marienplatz dá acesso à Kaufingerstrasse (Rua das Compras), onde há lojas legais. Além da parte turística, tem a Richart (cafeteria muito boa), o Museu do Brinquedo e livrarias - explica Sabrina.
Ela conta ainda que, na Kaufingerstrasse, há lojas, como Kaufhoff, H&M, Zara e Sprit, além da Dalmayar, que é "ótima para presentes: chocolates, chás e biscoitos".
No Centro, há também igrejas e o restaurante tradicional Café Glockenspiel. Nas proximidades fica o Viktualienmarket, um mercado de rua. Da Marienplatz, há acesso para a Odeonsplatz, onde Adolf Hitler fazia os discursos dele. Quase todos os metrôs e trens têm acesso a Marienplatz, superfácil de chegar.