Há quatro anos, quando aterrissei em Buenos Aires pela primeira vez, a cidade estava doente. Era o auge da gripe A. Mesmo assim, foi amor à primeira vista. No táxi entre o aeroporto Ezeiza e o bairro San Telmo, já conversava com fluência - para total espanto da minha companheira de viagem, que sabia que eu estava no primeiro semestre de espanhol. Nos hospedamos em um hostel (ótima opção por lá) e tínhamos como meta conhecer a cidade em quatro dias. Conseguimos.
Passeamos pelos principais bairros e pontos turísticos de Buenos Aires a pé. Caminhamos tanto que a sola da bota da minha amiga caiu, e meu pé inchou a ponto de eu não conseguir dormir de meia, apesar do frio. Mas quanto mais cansávamos o corpo, mais enchíamos os olhos. Nos encantamos com a beleza natural do Jardim Japonês, com o requinte arquitetônico do Cemitério da Recoleta e com a paixão argentina por futebol - seja no estádio La Bombonera, ou vendo Brasil x Itália no restaurante Locos por el Fútbol.
No ano seguinte, não resisti: voltei. Fiquei em um tradicional hotel com vista para o Obelisco, com minha mãe e amigas dela. A companhia mudou, o foco também. Passamos três dias ouvindo, vendo e dançando tango. Fomos a shows grandiosos, como o do Señor Tango, intimistas, como o do Taconeando, e também praticamos, no Club Gricel. De coração partido, comprei um de rodocrosita (pedra típica argentina) e prometi voltar lá com um novo amor.
No Dia dos Namorados do ano passado, lá estava eu de novo. Dessa vez, em um hotel boutique. Acompanhada, cumprindo a promessa. Apresentei para ele os meus lugares preferidos: a Feira de San Telmo, o Caminito, o Café Tortoni, a Calle Florida, o Puerto Madero, a livraria El Ateneo... Fiz com que ele se apaixonasse por Buenos Aires, tanto quanto eu sou apaixonada pela cidade. E passamos a compartilhar o sentimento que eu sempre tenho ao retornar - o de querer voltar lá outra vez.
Perfil
Mariana Pessin nasceu em Porto Alegre, tem 29 anos e é jornalista
Lugares que conhece: Paris, Caen e Omaha Beach (França), Uruguai, Salvador e Porto Seguro (Bahia), Fortaleza (Ceará), Vitória (Espírito Santo), Rio de Janeiro, Angra dos Reis, Búzios, São Paulo, muitas praias do continente e quase todas da ilha de Santa Catarina e boa parte do Rio Grande do Sul
Lugares que pretende conhecer: todos os que puder