Depois de quase 10 anos em obras, o novo Rijksmuseum abriu no último sábado, dia 13 de abril. Pela primeira vez, os visitantes podem acompanhar uma viagem cronológica por meio de sua coleção. Em uma sequência de 80 galerias, oito mil objetos contam a história de 800 anos de arte e história holandesas. Somente a obra-prima de Rembrandt, Patrulha da Noite, volta à sua posição original.
fotos: Iwan Baan / Eregallerij
O Museu Nacional abre com programação festiva no Museumplein Amsterdam, liderada pela Rainha Beatrix da Holanda, que realizará a cerimônia de abertura oficial anunciada por 12 bandas, uma de cada província do país. Após a cerimônia, o público poderá acessar o museu gratuitamente até meia-noite, por um longo tapete laranja que se estenderá como uma passagem do Museumplein até a entrada do museu.
Em dezembro de 2012, o Rijksmuseum realizou uma campanha para comemorar a abertura. A obra-prima de Johannes Vermeer, "Mulher em Azul Lendo uma Carta", fez uma turnê internacional, passando por São Paulo, no MASP.
A abertura do Rijksmuseum é parte das festividades que Amsterdã celebra este ano. Os canais completarão seu quarto centenário, o Museu Van Gogh comemora seu quadragésimo aniversário, a Royal Concertgebouw Orchestra vai celebrar seus 125 anos. A cidade vai festejar com os moradores e visitantes os 175 anos do Real Artis Zoo, os 225 anos do Observatório e o centenário de Museu Felix Meritis Frans Hals.
Assista ao vídeo da reforma: