A famosa exposição de flores Chelsea Flower Show está comemorando seu 100º aniversário neste ano. Saiba mais sobre essa e outras exposições maravilhosas e mergulhe na cultura das flores, seja em chás da tarde temáticos ou em eventos totalmente dedicados ao assunto.
Hampton Court Palace Flower Show (fotos: Divulgação / Visit Britain)
Os apreciadores de flores terão um ano bem movimentado na Grã-Bretanha. Além do Chelsea Flower Show, que celebra seu centenário em 2013, há vários outros eventos importantes previstos para acontecer na primavera e no verão do Hemisfério Norte. Isso sem contar a oportunidade de visitar os magníficos jardins britânicos
Chelsea Flower Show - 21 a 25 de maio
Fundado em 1913, nos jardins do Chelsea Royal Hospital, em Londres, o RHS Chelsea Flower Show, como é oficialmente conhecido, tornou-se um dos eventos anuais mais celebrados do mundo. Desde que começou, a exposição cresceu de 244 para mais de 500 expositores e atualmente atrai 160.000 visitantes.
No decorrer de quase um século, o evento testemunhou mudanças radicais na moda da horticultura, que abrange estilos variados, de minúsculos bonsais japoneses até um jardim-pirâmide de 24 metros de altura. No coração de Chelsea fica a exibição de plantas organizada no Great Pavilion, com arranjos feitos tanto por profissionais quanto por amadores.
Atualmente, o Chelsea Flower Show é considerado o evento mais importante na horticultura, sem mencionar a agenda social: trata-se também de um evento da moda, com os chapéus e vestidos tão admirados e elaborados quanto as flores. Além de passear absorvendo as exibições extravagantes, inovadoras e perfumadas, os visitantes costumam desfrutar delícias típicas britânicas como scones (pãezinhos redondos) com chá, Pimms (drinque muito consumido no verão) e limonada.
Cinco fatos sobre o Chelsea Flower Show que talvez você não saiba:
1. Em 2012, os visitantes da mostra beberam 1.068 garrafas de champanhe, 15.887 xícaras de chá e consumiram 8.734 sanduíches.
2. Ao longo dos últimos 100 anos, houve mais de 250 expositores de outros países. A Holanda enviou o maior número de participantes.
3. Em geral, gnomos e outras criaturas coloridas míticas são banidos da exposição, mas este ano há uma exceção, e "gnomos celebridades" inspirados em sugestões da atriz "Dame" Maggie Smith e do criador da série Downton Abbey, Julian Fellowes, serão leiloados no EBay para a campanha do RHS para jardinagem em escolas.
4. Chelsea Flower Show é a exposição de flores mais associada à família real que, todos os anos, comparece no dia da abertura. A rainha Elizabeth II é a patrona da Sociedade Real de Horticultura e durante o seu reinado só deixou de comparecer a 12 edições da exposição.
5. Para erguer a exposição da grama até a decoração final são necessárias 800 pessoas e 33 dias de trabalho. A exposição é tão boa que todos querem visitá-la, o que faz com que os ingressos se esgotem rapidamente. Se você não conseguir entradas neste ano, há outras maneiras de capturar a vibração de Chelsea, além de outras mostras de flores igualmente belas e divertidas.
Hampton Court Palace Flower Show
Atividades inspiradas no Chelsea Flower Show
Sinta o aroma das rosas... e das folhas de chá
Para entrar no clima floral, que tal tomar um chá da tarde inspirado na exposição? É o que oferece o hotel Radisson Edwardian Vanderbilt, perto do Chelsea Flower Show, no bairro vizinho de South Kensington. Escolha a seleção de deliciosos chás florais ou uma taça de champanhe e desfrute delícias florais como infusões de flor de laranjeira com lavanda, scones servidos com o tradicional creme de leite azedo e geleia de morango, sanduichinhos saborosos, crème brulée de flor de sabugueiro e geleias de bagos de roseira. Tudo luxuoso e tipicamente britânico como a exposição em si. Reserve com antecedência pelo site do hotel.
História floral
Se estiver na cidade antes do evento, atualize-se sobre a história das flores na Floriculture: Flowers, Love and Money (Floricultura: Flores, Amor e Dinheiro), exposição no Garden Museum, em Londres, até 28 de abril de 2013. A primeira exibição a contar a história do comércio de flores, do século 17 até hoje, agradará até aqueles cujo conhecimento sobre o assunto se restringe ao pedido de um buquê online em aniversários e no Dia dos Namorados. Tanto uma celebração do papel das flores em nosso cotidiano, quanto debates em torno do comércio floral, a exposição vai abrir a sua mente e aguçar a visão e o olfato para a importância das flores. O Garden Museum é descrito como "um dos melhores pequenos museus de Londres" e seu lindo café ao ar livre oferece um cardápio vegetariano com muitas delícias. The Garden Museum, Covent Garden
Flores duradouras
Nem todas as flores precisam morrer: na bela área de "Potteries", Stoke-on-Trent, na Inglaterra, oficialmente conhecida como a Capital Mundial da Cerâmica (e lar de marcas conhecidas como Wedgewood e Emma Bridgewater, entre outras), um jardim especial está sendo criado para comemorar o centésimo aniversário do Chelsea Flower Show. Milhares de flores brancas brilhantes estão sendo feitas à mão por jovens em toda a cidade e serão exibidas durante a exposição para arrecadar dinheiro para caridade. Vale a pena visitar o local, considerada a cidade mais verde do Reino Unido e que oferece uma das mais belas atrações naturais do país, Trentham Gardens. Você ainda poderá ver as belas flores de cerâmica sendo produzidas durante todo o ano no Gladstone Pottery Museum (Museu de Cerâmica de Gladstone). Acesse o site para saber mais detalhes. Stoke-on-Trent fica a menos de 2 horas de distância de trem de Londres, com serviços regulares percorrendo as duas cidades.
Hampton Court Palace Flower Show
Mais exposições de flores
Várias exposições de flores ocorrem na Grã-Bretanha ao longo do ano, e para elas não é tão difícil conseguir ingressos como para o Chelsea Flower Show. A exposição de flores de Hampton Court, por exemplo, é ideal para famílias, pois há muito mais espaço para correr e desfrutar do sol.
Chelsea Fringe, 18 de maio a 9 de junho
A primeira Chelsea Fringe ocorreu em Londres no ano passado e está de volta em 2013, após a estreia bem sucedida. É independente do Chelsea Flower Show, mas recebe o seu apoio. Diferentemente daquele evento, dura três semanas, então há muitas oportunidades para participar. Foram mais de 100 eventos no ano passado, que incluíram desde projetos de hortas comunitárias até instalações de arte de vanguarda em diversos locais de Londres. Organizado por uma equipe de 50 voluntários, o evento recebeu cerca de 45.000 pessoas. A maior instalação em 2012 foi a "Floresta Flutuante", que exibiu 600 toras serradas flutuando no canal em Portobello Dock, em West London. O que 2013 nos reservará? A melhor parte é que a maioria dos eventos e projetos é gratuita. Site do evento.
Winchester Flower Festival, 12 a 16 de junho
A Catedral de Winchester em Hampshire é um dos edifícios religiosos mais espetaculares da Inglaterra, e vale a pena uma visita, pois fica a apenas uma hora de trem de Londres. Programe a viagem entre 12 e 16 de junho para testemunhar a mais longa nave entre as catedrais inglesas sendo transformada em uma "Sinfonia de Flores" para o primeiro festival de flores da cidade. O evento será acompanhado por música e enfeitará o prédio histórico por cinco dias, para a alegria dos milhares de visitantes e peregrinos que se dirigem para lá todos os anos. Winchester é um lugar encantador para relaxar e perambular pelas lojas, saborear produtos no maior mercado de produtores do Reino Unido (realizado todo primeiro domingo do mês) e experimentar a especialidade da região - agrião - em várias receitas surpreendentes e saborosas (que tal um cachorro quente com agrião?) Site do evento.
Palácio Blenheim, 21 a 23 de junho
Outra nova exposição de flores no calendário deste ano acontece entre 21 e 23 de junho, no magnífico Palácio Blenheim, em Oxfordshire. Local de nascimento de Winston Churchill e uma das mais belas propriedades históricas da Grã-Bretanha, Blenheim merece uma visita em qualquer época do ano, que pode ser combinada com uma viagem a Oxford, ou para a região de Cotswolds, na Inglaterra. A novíssima mostra de flores contará com mais de 150 expositores de flores e jardins, uma tenda especial de flores, dez espaços com paisagismo, e muito mais, inclusive alimentos, bebidas e atividades para a família. Ingressos para adultos a £ 12 no dia e £ 10 se comprados antecipadamente; crianças £ 6,30/£ 5. Trens e ônibus vão de Londres a Oxford com regularidade, levando cerca de duas horas. De lá, tome um ônibus diretamente para o palácio.
RHS Hampton Court Palace Flower Show e RHS Flower Show Tatton Park, julho
A Sociedade Real de Horticultura, que organiza o Chelsea Flower Show, também está por trás da exposição de flores de Hampton Court (9-14 de julho) e de Tatton Park (25-28 de julho). O evento de Hampton Court é a maior mostra anual de flores do mundo, e tem como pano de fundo o magnífico Palácio de Hampton Court. Uma das atrações mais belas e históricas de Londres, o palácio vale a visita em si, devido ao seu labirinto mágico e contos intrigantes de monarcas do passado, especialmente Henrique VIII. (Ingressos antecipados para a exposição de flores para não-sócios variam de £ 19 a £ 29,50; grátis para menores de 16 anos).
Tatton Park se localiza no norte da Inglaterra, em Cheshire (região famosa pelo saboroso queijo cheddar maturado), e todos os verões abriga o que hoje é conhecida como "a maior festa de jardinagem do norte". Este evento familiar recebe paisagistas promissores e no ano passado foi o local escolhido para a entrega do prêmio RHS National Young Designer (Jovem Designer Nacional). Este ano, os visitantes terão a oportunidade de explorar jardins inspirados no sistema solar. Tatton Park é um ótimo passeio para a família em qualquer época, ostentando um Hall Antigo Tudor, 20 hectares de jardins paisagísticos, 404 hectares de parque com gazelas e um parque infantil de aventuras. Fica a menos de 3 horas de trem de Londres (para Knutsford) e a apenas 45 minutos de Manchester. (Ingressos antecipados para não-membros £ 23,50, grátis para menores de 16 anos).