Que Budapeste é uma das cidades turísticas mais populares da Hungria, é bastante sabido. O que poucos conhecem são as pequenas cidades charmosas e confortáveis, que agradam muito mais àqueles que procuram sossego - como casais em busca lugares bonitos para fazer longas caminhadas e namorar sem pressa.
fotos: Reprodução / GoToHungary.com
Um destes refúgios é Tata, também conhecida como a "Cidade das águas", que fica no condado de Komarom-Esztergom. Por diversas vezes foi eleita a cidade mais romântica da Hungria, graças ao Palácio Esterhazy que é circundado por um belo lago que tem um longo calçadão arborizado em volta e um jardim inglês natural. Além disso, Tata conta com pequenos bares que são super convidativos para se refrescar com uma bebida gelada durante os passeios.
Uma outra cidade encantadora é a montanhosa Köszeg , uma cidadezinha tirada de conto de fadas, com estabelecimentos intimistas, um castelo da Idade Média, um fosso que parece cenário de romances e trilhas pelas florestas. Talvez uma das características mais interessantes da cidade do condado de Vas seja seu estilo de compra e venda peculiar, chamado Becsületkassza. Funciona assim: a pessoa ou o comerciante deixa o produto na frente da loja ou da casa com uma caixa ao lado, onde se lê o valor proprosto. Se alguém se interessa, coloca o dinheiro na caixa e leva o produto. Simples, não?
A cidade de Gyula também não pode ser esquecida no quesito romantismo. Também conhecida como a "Cidade das Flores", tem paisagens que transportam os turistas para as histórias heróicas de cavaleiros e suas eternas amadas. Lá você pode visitar um castelo medieval que funciona como museu e teatro. Durante quase todos os meses a cidade hospeda festivais e eventos nacionais, como feiras Renascentistas, bailes com temas medievais e festivais de palinkas, a bebida típica húngara.
O Palácio de Lillafüred também vale uma visita. Localizado na região das Bükk Hills, oferece diversas opções de atividades, como a caverna St. Stephen Dripstone e o passeio de trem pela floresta ou pelo lago Hórmori. Depois de uma longa caminhada, cabe se deliciar com os pratos tradicionais do restaurante Tópart e relaxar no spa do hotel ou vivenciar a experiência única de se banhar em uma caverna.
Visite o site para conhecer as outras atrações que o país oferece.