Não há livro capaz de reproduzir todas as histórias guardadas neste pedaço do hemisfério norte que preserva até hoje, de acordo com a UNESCO, 70% do patrimônio cultural do mundo. A Itália é uma fonte inesgotável de acervos culturais com museus e monumentos espalhados por todo o território.
É comum, por exemplo, que os museus italianos tenham entrada franca em dias específicos ou datas comemorativas. Fique atento e verifique antes de viajar o cronograma dos museus para saber se a data de sua viagem coincide com os dias em que estes locais terão entrada grátis.
Outra boa maneira de economizar e admirar o tesouro artístico espalhado por Roma, é visitando algumas igrejas, como San Luigi del Francesi, Santa Maria Del Popolo ou a Basílica di SantAgostino. Nelas, é possível encontrar obras dos pintores Caravaggio, Raffaello e Pinturicchio, sem que seja necessário pagar.
Passeios gratuitos
Dos monumentos de arte à natureza rica e variada, a Itália é uma surpreendente concentração de esplendores, sejam estes naturais ou construídos pelo homem. Na programação, estão desde passeios às cidades tradicionais, como Roma, onde é possível admirar a belíssima Fontana di Trevi, até destinos menos conhecidos, como a região de Marche, que se destaca por abrigar o Parque Regional do Conero, parada obrigatória para quem quer descobrir as belezas naturais do sul de Ancona.
Confira quatro passeios imperdíveis e gratuitos:
Basílica de São Marcos (Veneza)
É o principal - e mais importante - templo católico de Veneza, além de ser um dos melhores exemplos da arquitetura bizantina. Situada na Praça de São Marcos, ao lado do Palácio dos Doges, a Basílica é o ponto de encontro de fiéis e turistas que procuram admirar belezas da antiguidade.
Do lado de fora, o mármore se destaca. Já dentro, as paredes são cobertas por mosaicos e há uma bela cruz, que fica no centro da Basílica. Entre as atrações, as estátuas dos Cavalos de São Marcos.
Mais informações sobre a Basílica de São Marcos
Basílica de Santa Maria Novella (Florença)
fotos: Divulgação / ENIT
Localizada na praça de Santa Maria Novella, a Basílica foi construída no século IX e, após algumas transformações, foi consagrada em 1420 pelo papa Eugênio IV. Desde então, muitos artistas contribuíram para a evolução deste espaço - entre eles, Filippo Brunelleschi, Masaccio, Botticelli, Bronzino, Filippino Lippi, Uccello, Vasari e Nino Pisano.
Mais informações sobre a Basílica de Santa Maria Novella
Parco Del Conero (Marche)
Ao sul de Ancona, capital regional e cidade mais importante de Marche, o parque é considerado um verdadeiro paraíso. Com vista espetacular, o local é rodeado por cavernas rochosas, falésias, pequenas praias com água de cor esmeralda e bosques. Trilhas, windsurfe, mergulho e golfe são algumas das atividades comumente praticadas na região.
Mais informações sobre o Parco Del Conero
Fontana di Trevi (Roma)
Caminhar pelas ruas de Roma e ser surpreendido por uma belíssima e ambiciosa fonte barroca, no ponto central de uma praça em um bairro movimentado. O passeio, que faz parte dos programas obrigatórios do turista que vai à capital italiana, está aberto ao público a custo zero, ou quase isso, já que de acordo com a tradição, jogar uma moeda na fonte garante que o visitante retorne a Roma.
Descubra mais sobre a Fontana di Trevi