Uma caminhada literária orientada pelo professor e escritor Luis Augusto Fischer integra o próximo roteiro do Viva o Centro a Pé, no dia 13 de abril, sábado. Com duração de duas horas, a programação começa no viaduto Otávio Rocha e segue pela avenida Duque de Caxias até a Praça da Caridade, atualmente Praça Dom Feliciano. Depois, desce a rua da Praia até a Livraria do Globo, terminando na Praça XV. A saída será às 10h, no totem do Caminho dos Antiquários, na Demétrio Ribeiro, em frente à Praça Daltro Filho, no encontro das ruas Coronel Genuíno e Marechal Floriano. Em caso de chuva, o passeio será cancelado.
Viaduto Otávio Rocha (foto: Lívia Stumpf)
As inscrições estão condicionadas à doação de alimentos e devem ser solicitadas pelo e-mail vivaocentroape@gmail.com, aguardando confirmação. Para participar, é necessário doar alimentos não perecíveis, que serão encaminhados a instituições do município. Outra opção é a doação de ração para cães e gatos, que será destinada aos animais, por meio da Secretaria Especial dos Direitos Animais. Existem caixas para o recolhimento no ponto de saída das caminhadas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3333-1873.
Praça XV (foto: Adriana Franciosi)
Quem orienta - formado em Letras, Luis Augusto Fischer é professor de literatura brasileira na Ufrgs. Escreve regularmente para os jornais Zero Hora e Folha de São Paulo e colabora com as revistas Bravo! e Superinteressante. Tem publicados vários livros de contos, crônicas, ensaios e teoria literária. Seus maiores sucessos de vendas são "Dicionário de Porto-Alegrês" (1999) e "Dicionário de Palavras e Expressões Estrangeiras" (2004). Em 2005, publicou o primeiro texto de ficção, "Quatro Negros". Em 2008, publicou outra novela, com o nome de "Duas águas", e em 2009, o "Dicionário Colorado". Participação especial do arquiteto Luiz Merino.
Viaduto Otávio Rocha (foto: Genaro Joner)
As caminhadas do Viva o Centro a Pé são realizadas três vezes por mês, sempre aos sábados, orientadas por professores especialistas em história ou arquitetura. A realização é da Secretaria Municipal da Cultura e do Programa Viva o Centro, com apoio da Empresa Pública de Transporte e Circulação.