Foto: Divulgação
Quando: todos os sábados e domingos de janeiro, às 13h30
O Instituto Inhotim preparou uma série de ações especiais para as férias escolares janeiro de 2013. A maior parte das atividades contemplam as crianças, mas em muitas delas os pais também podem participar. Oficinas, colônia de férias e apresentações de teatro se destacam. Confira:
Plante Boas Energias
Inhotim oferece uma Visita Panorâmica Especial durante a qual é possível plantar mudas de ervas que comumente são associadas às ideias de boas energias e realização de desejos de ano novo, como arruda, manjericão e hortelã. O plantio será feito na obra "A origem da obra de arte" (2002), de Marilá Dardot, que constitui um convite para a interação do espectador, instigado a compor palavras e sentenças com vasos de cerâmica em forma de letras e a distribuí-las pelo campo.
Quando: dias 1 e 6 de janeiro, às 10h e às 14h
Onde: saída da Recepção
Estações - Todos os Desejos
As estações são pontos de atividades espalhados no espaço de Inhotim que proporcionam o encontro dos visitantes com a equipe de arte e educação e suas proposições acerca de alguns conceitos e artistas. No dia 1 de janeiro, o visitante é convidado a pensar e experimentar ações que remetem às celebrações, rituais e desejos comuns a essa época, como o recomeço, a reinvenção e as promessas de ano novo. O público é convidado a depositar, compartilhar e trocar desejos para o ano que chega. As obras "Eu Desejo seu Desejo" (2003), de Rivane Neuenschwander e "Wish Trees" (1980/2012), de Yoko Ono, são pontos de partida para esta ação, que fica disponível para o visitante durante o horário de funcionamento do parque.
Quando: 1 de janeiro
Onde: Obras "Eu desejo seu Desejo", de Rivane Neuenschwander e "Wish Trees", de Yoko Ono
Pequenos Propositores
Direcionada para crianças de 4 a 7 anos, a colônia de férias Pequenos Propositores acontece durante os fins de semana de janeiro e traz atividades educativas relacionadas aos acervos de Inhotim durante todo o período de funcionamento do parque, das 10h às 16h. Enquanto os pais visitam Inhotim, as crianças, acompanhadas pelos educadores do Instituto, participam de oficinas nos ateliês do centro educativo, construindo objetos para serem utilizados ao longo de uma visita que integra a atividade, tendo como objetivo produzir novos e diferentes olhares sobre os acervos artístico e botânico do Inhotim.
Para as famílias que visitam o Inhotim por dois ou mais dias entre sexta e domingo, as crianças podem ficar na colônia e participar, a cada dia, de uma experiência diferente. Neste caso, recomendamos a compra de passaportes acompanhada da reserva de vagas na colônia de férias.
Quando: dia 01 de janeiro e todas as sextas, sábados e domingos de janeiro, das 10h às 16h.
Onde: Centro de Educação e Cultura Burle Marx. São 20 vagas por dia. Inscrição na Central de Informações (info@inhotim.org.br)
Para valores e compra de passaporte, acesse o link: http://htticket.com.br/inhotim/passaporte.html
Grupo Catibrum
A companhia que usa títeres como base de sua pesquisa, mostra duas peças de teatro de bonecos no Inhotim, "Homem Voa?" e "Malasarte", ambas com direção de Lelo Silva. Todos os espetáculos têm a entrada inclusa no valor do ingresso do parque. Atenção para a distribuição de ingressos, que é feita 30 minutos antes de cada apresentação, já que a lotação é limitada a 210 lugares.
Quando: 20 de janeiro, 15h
Onde: Teatro - Centro de Educação e Cultura Burle Marx
Os ingressos serão distribuídos por ordem de chegada, 30 minutos antes da peça. Lotação: 210 lugares.
Malasarte
Como em uma colcha de retalhos, vários contos populares como "O Homem que Enganou a Morte", "A Roupa Nova do Rei" e "As aventuras de Pedro Malasartes" foram costurados para compor este espetáculo, resultando em uma deliciosa comédia que propõe uma viagem ao mundo mágico do teatro de bonecos e dos contos populares da tradição ibérica.
Quando: 03 de fevereiro, 15h
Onde: Teatro - Centro de Educação e Cultura Burle Marx
Os ingressos serão distribuídos por ordem de chegada, 30 minutos antes da peça. Lotação: 210 lugares.
Bonecos de Papel
Bonecos e teatro de papel são antigas formas de brincadeira que trabalham habilidades motoras, criatividade e oralidade, além do jogo da representação como expressão artística. Memórias e brincadeiras infantis fazem parte das referências de muitos artistas contemporâneos em suas produções - como podemos observar, por exemplo, em Camelô, de Cildo Meireles.
Onde: Atelier - Centro de Educação e Cultura Burle Marx
20 vagas por dia. Inscrição na Central de Informações (info@inhotim.org.br)
Estação Jardim Especial - Consumo Consciente: Jogos e Brincadeiras
Nesta atividade, os participantes tem a oportunidade de resgatar brincadeiras do passado, como corrida de saco e pula corda, utilizando materiais que seriam descartados para a confecção dos brinquedos.
Quando: 12 à 20 de janeiro e dias 29 de janeiro, 02, 03 de fevereiro, das 10h às 16h
Onde: próximo ao Magic Square
Circuito Temático: Botânica e Sustentabilidade
O Circuito convida os participantes a discutirem e refletirem sobre consumo consciente tendo como ponto de partida as espécies botânicas dos jardins. O público recebe um guia especial com fotos das plantas, mapa do circuito e informações sobre as principais espécies abordadas.
Quando: de 12 a 27 de Janeiro e 9 e 10 de fevereiro, sempre aos sábados e domingos, às 10h30
Onde: saída da Recepção
Espaço Ciência: Diversidade Botânica Inhotim
O Espaço Ciência tem o objetivo de popularizar a ciência e a informação ambiental e tornar o processo de construção do conhecimento científico mais atrativo e divertido. Venha conhecer a diversidade botânica do Inhotim tendo como ponto de partida a pesquisa científica.
Quando: de 22 à 27 de Janeiro, das 10h às 16h
Serviço:
Instituto Inhotim, município de Brumadinho, está localizado a 60km de Belo Horizonte
Horários de Funcionamento: terças, quartas, quintas e sextas-feiras, das 9h30 às 16h30; sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h30
Entrada: terça-feira gratuita, exceto feriados; R$ 20,00 nas quartas e quintas-feiras; R$ 28,00 nas sextas-feiras, sábados, domingos e feriados; meia-entrada válida para estudantes identificados e maiores de 60 anos. Crianças de até cinco anos não pagam.