Nos meus primeiros dias no Canadá, naquele dezembro de 2000, li num jornal local que Vancouver acabara de ser eleita a cidade com melhor qualidade de vida no planeta. Bastaram poucos dias no principal município da costa oeste do país da América do Norte para entender por quê.
Cercada por montanhas nevadas que atingem mil metros de altura e banhada pelas águas geladas do Pacífico, Vancouver harmoniza os atrativos de sua privilegiada natureza à comodidade de uma cidade grande - e, melhor, sem o estresse típico de uma metrópole.
Apesar de jovem (foi fundada em 1862), a cidade cultiva o passado. Talvez Gastown, uma área preservada no núcleo de Vancouver, seja a melhor expressão desse conceito, mas os indefectíveis totens espalhados por praças e parques (e, claro, em lojas de souvenires) representam a valorização dos chamados First Peoples, os povos aborígenes que habitavam a Colúmbia Britânica.
No entanto, é o presente e o futuro que movimentam a cidade-sede da última Olimpíada de Inverno, atraindo um número cada vez maior de estudantes que, como eu, a escolheram para viver uma temporada no Exterior. Uma caminhada pela Robson Street, com lojas e restaurantes descolados, é passeio obrigatório nas tardes de domingo. Se esticar um pouco mais o passo chega-se ao Stanley Park, uma imensa e surpreendente área verde encravada na área central da cidade, entre a English Bay e o Porto de Vancouver.
Com clima oceânico, a região tem o inverno mais ameno do Canadá, com temperatura não muito acima, não muito abaixo de 0ºC - acredite, é até "quente" comparado com outras províncias da mesma latitude, cujos moradores batem queixo com marcas que ultrapassam os 30ºC negativos. O único inconveniente é que, na estação do frio, a noite cai bem cedo, por volta das 16h, 16h30min.
Se você escolher Vancouver como o próximo destino de férias, sugiro reservar alguns dias para passeios nos arredores. Um final de semana, por exemplo, em Whistler, a estação de esqui mais badalada do país. Vale muito também um passeio de barco pelos fiordes da região e uma viagem de ferry-boat para Victoria (na Ilha de Vancouver), a capital da província com clássica arquitetura britânica.
Nome: Vinicius Vaccaro
Lugares que conhece: Andorra, Argentina, Chile, Espanha, EUA, França, Grã-Bretanha, Itália, Polônia, Portugal, República Checa, Turquia e Uruguai.