Cada um tem um lugar aonde gosta de ir para pensar na vida - ou esquecer dela. Atualmente, vou à praia. Mas, se eu morasse na Catalunha, na Espanha, esse local seria Montserrat. Já não bastasse a beleza natural, uma cordilheira de rochas enormes e arredondadas emolduradas de verde, ainda há uma construção incrível. Um mosteiro belíssimo, cravado em meio às pedras e à vegetação do interior catalão antes mesmo de os portugueses pensarem em chegar ao Brasil.
O santuário de Nossa Senhora de Montserrat foi fundado em 1025 e ainda preserva obras de arte, arquitetura e tradições de quase mil anos. Mais do que fazer turismo, ir para lá é mergulhar na História, ter um banho de cultura e ser surpreendido pelo poder da religiosidade. O lugar é considerado o mais sagrado para os catalães e é a casa da padroeira da província.
Era menina quando visitei Montserrat pela última vez e isso me faz ter certeza de que as crianças também curtem o passeio. Fui várias vezes na época em que morei fora. O que mais gostava era de olhar as datas das pinturas e das edificações, procurar a mais antiga. O local é tranquilo, os carros só têm acesso até certo ponto. Então, correr, caminhar sem olhar para os lados, tudo é permitido.
Um dos lugares mais lindos é a igreja onde está a Nossa Senhora de Montserrat, uma santa negra que tem o apelido de moreninha. Para tocá-la, geralmente, é necessário enfrentar fila. Mas vale a pena pela beleza da estátua.
Foto: Viviane Bevilacqua
Como chegar
Há várias formas de se chegar até o vale entre as pedras onde fica o complexo do mosteiro. A pé - para os mais atletas e aventureiros -, de carro, de trem ou de teleférico.
Como fui há muitos anos, pedi ajuda à colega Viviane Bevilacqua, que esteve lá no ano passado. Ela conta que uma alternativa bacana é comprar o Montserrat TOT, que dá direito a pegar um metrô em Barcelona, o trem de ida, o teleférico ou a cremalheira para subir ao monastério, visitar o museu e o espaço audiovisual, almoçar no restaurante "self-service", usar ilimitadamente os funiculares de São João e Santa Cova, o teleférico ou a cremalheira para descer até a estação de trem, o trem de volta a Barcelona e outro metrô dentro da cidade.
Estrutura
O mosteiro tem uma estrutura bem completa. Restaurantes, bares, lojinhas e museus com exposições temporárias e permanentes são atrações que garantem horas de entretenimento. Como a paisagem é linda, vale a pena "perder tempo" sentado em qualquer lugar para conversar. É um programa para o dia inteiro. Vá com calçados confortáveis e leve sempre um casaquinho, mesmo no verão.
Informe-se
O site é bem completo e traz várias dicas sobre o lugar. Além disso, tem a tabela de preços e horários atualizada.