Quem pensa que a Bahia é abençoada apenas com seu litoral, engana-se. No centro do Estado localiza-se a Chapada Diamantina, considerada um dos principais destinos de ecoturismo e aventura do Brasil. Atrações não faltam neste paraíso, em pleno coração baiano, onde você é recebido e cuidado como coração de mãe.
A porta de entrada para a Chapada é a cidade de Lençóis, a 425 quilômetros de Salvador, encravada na Serra do Sincorá e tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Já foi a capital do diamante e encanta os visitantes com seu casario colonial, ruas, praças e especialmente sua gente. Espírito de aventura e bom preparo físico são indispensáveis para explorar as maravilhas deste local, e melhor ainda na companhia dos guias, que sabem muito sobre o assunto. Prepare-se para subir, descer, escorregar, mergulhar, pedalar, rastejar, atravessar rios, enfim, aqui tudo pode acontecer. E o mais provável é que você acabe fazendo coisas que jamais imaginou, e não interessa a faixa etária.
Com 152 mil hectares, o Parque Nacional da Chapada Diamantina é um show espetacular de belezas naturais formadas por cânions, vales, chapadões, cavernas, grutas, despenhadeiros e uma vegetação exuberante, com destaque para as bromélias, orquídeas e sempre-vivas.
Sem falar nos rios, ribeirões, corredeiras, piscinas naturais e cachoeiras, em especial a da Fumaça, que despenca de um paredão de 400 metros. Subir ao Morro do Pai Inácio é ter uma visão completa e inesquecível do Parque Nacional. Imperdíveis são as Grutas da Lapa Doce, com formações de rara beleza, a Pratinha, a Gruta Azul e a Torrinha. O poço Encantado é considerado o deslumbre da Chapada, com ou sem o raio de sol.
Siga até Mucugê, conheça o Projeto Sempre-Viva, visite o Cemitério Bizantino, de preferência à noite, e encante-se com a Cachoeira do Buracão e com tantas outras maravilhas. E, depois de tanta atividade, delicie-se com a boa e farta culinária local. A Chapada Diamantina é assim, um banho de natureza para ninguém botar defeito. Pode ser visitada durante todo o ano. O cenário será sempre recompensador.
Nome: Valderez Anzanello é economiária aposentada e mora em Veranópolis.
Lugares que conhece: Uruguai, Argentina, Chile, Bolívia, Peru, Cuba, Estados Unidos, Canadá, Portugal, Espanha, França, Itália, Suíça, Alemanha, Bélgica, Holanda, Inglaterra Áustria, Grécia, Turquia, Egito, República Tcheca, Eslováquia, Hungria, Equador, Dinamarca, Suécia, Noruega, Finlândia, Rússia, Colômbia, México e Marrocos.
Lugares que pretende visitar: Índia, China, Antártida, Venezuela, África do Sul.
Um paraíso baiano
Chapada Diamantina na Bahia é um dos principais destinos de ecoturismo no Brasil
Atrações não faltam neste paraíso, em pleno coração baiano, onde você é recebido e cuidado como coração de mãe
GZH faz parte do The Trust Project