As fronteiras da República Tcheca são formadas, em grande parte, por montanhas que, embora não sejam tão altas como os Alpes oferecem condições para a prática do esqui. São cerca de 450 km de pistas em mais de 200 estações de esqui. Nos últimos anos várias estações foram reformadas e a novidade deste ano são os passes válidos em vários resorts: com um único passe é possível descer 36 km de trilhas em diversos pontos do país.
Além de esquiar, nas montanhas tchecas o visitante pode fazer outros esportes como o bobsleigh, corrida de trenó em uma pista de gelo estreita ou ainda patinação no lago congelado de Lipno.
O país ainda oferece uma competição de esculturas de neve entre 11 e 13 de janeiro de 2013 e as corridas de trenós puxados por cachorros de 22 a 26 de janeiro em ediváčkův long.
Pistas de fundo
O esqui de fundo se diferencia por ser praticado tantos em áreas planas, quanto descidas e subidas. São mais de 3000 km de pistas de fundo mantidas na República Tcheca e graças à sinalização não há nenhum receio em que o turista se perca. As rotas mais frequentadas estão em Jizerské hory.
Para crianças
Quem viaja com os filhos encontra todas as facilidades nos resorts de inverno que oferecem aulas com professores profissionais e no idioma do aluno. Além disso, elevadores, balanços infantis de esqui e outros instrumentos de ensino proporcionam alegria aos pequenos que dão seus primeiros passos em esquis.
O maior parque infantil de esqui fica no Ski Resort en Lipno de umava . En Harachov en Krkonoe as crianças também se divertem com um castelo de neve. Slalom com personagens de contos de fada, o snowtubing, estão nas montanhas Kaperské Hory.
A maioria das estações de esqui tem informações atualizadas publicadas no portal com a relação das pistas abertas, previsão do tempo e telefones importantes para contato de salvamento na montanha. No site CzechTourism também existe resumo de balneários e estações de esqui.