Em toda a Grã-Bretanha, há oportunidades para entrar no clima festivo do fim de ano sem gastar nada, começando com um passeio pelas ruas ao cair da tarde, quando as luzes de Natal brilham e as vitrines ganham destaque. As decorações mais elaboradas de Londres atraem multidões para Regent Street, Oxford Street e Carnaby Street e podem ser vistas de meados de novembro até o início de janeiro.
Inglaterra
A árvore de Natal mais alta do mundo, construída com 400 mil blocos de Lego, ficou exposta o ano passado no St Pancras International, em Londres, e este ano a estação de trem promete expor outra surpresa.
Kew Gardens vai abrigar a oficina do Papai Noel, incluindo passeios em meio às árvores, um carrossel típico e castanhas torradas para evocar o clima festivo.
Longleat, o safári em Wiltshire, é o lugar ideal para quem aprecia a natureza. Conta com uma pista de patinação no gelo ao ar livre, além da maior árvore de Natal com cantores da Grã-Bretanha. A árvore tem 15 metros de altura e é enfeitada com quase 1 milhão de lâmpadas coloridas. As atrações habituais do parque permanecem abertas, como a Safari Drive Adventure, na qual os visitantes podem ver os animais do Jungle Kingdom de perto (de 16 de novembro a 9 de dezembro e de 14 de dezembro a 7 de janeiro de 2013).
Dentre os destaques do Festival de Inverno de Southbank, às margens do rio Tâmisa, em Londres, estão as óperas e concertos de música clássica à luz de velas, que vão ocorrer paralelamente a uma programação de eventos gratuitos, incluindo apresentações de corais ao lado do rio e shows no salão do Royal Festival Hall. Os visitantes podem dançar no salão de festas Clore, criar cartões de Natal e presentes ou saborear as guloseimas da Real Food Christmas Market (feira gastronômica real de Natal) e do Chocolate Festival (16 de novembro a 7 de janeiro).
Personagens do Natal estão reunidos no famoso livro de Charles Dickens, Uma Canção de Natal, e na história contada em Scrooge, o Musical, em cartaz no West End de Londres desde o final de outubro. O mesmo criador dos efeitos especiais de Harry Potter está por trás das ilusões especiais do show, portanto não resta dúvida de que elas vão impressionar o público (www.londonpalladium.org/scrooge ). A temporada de férias na Grã-Bretanha não estaria completa sem o balé O Quebra-Nozes. As apresentações começam no fim de novembro em Southampton e depois mudam para o London Coliseum. Já a nova peça The House Where Winter Lives vai encantar as crianças no Discover Childrens Story Centre, em Stratford, na zona leste de Londres. O museu se transforma em uma floresta mágica congelada: as crianças e as famílias vão explorar os mistérios do inverno em uma aventura narrativa envolvente.
Para mais opções de entretenimento, o Winter Cinema do Berkeley Hotel, em Londres exibe filmes clássicos de inverno na cobertura do hotel, com vista para o bairro de Knightsbridge, enquanto os hóspedes se aquecem com mantas, bebericam chocolate quente caseiro e degustam tortas recheadas de carne (26 de novembro a 31 de janeiro). O cinema fica aberto ao público durante a semana, mas é reservado aos hóspedes nos fins de semana.
Outro lugar para se hospedar - e visitar - é Waddesdon Manor, em Buckinghamshire. Essa propriedade da National Trust, como nos anos anteriores, vai retratar os cinco países europeus onde os fundadores da dinastia Rothschild (que compraram a propriedade) fizeram suas fortunas, tendo a Inglaterra como destaque. Importantes pontos turísticos de Londres - Big Ben, Trafalgar Square e a coluna de Nelson - estarão representados no Salão Oval. Os escritores ingleses Dickens e Shakespeare serão homenageados e um banquete de Natal será montado na Sala de Visitas Branca.
Escócia
Em Edimburgo, na Escócia, a árvore de Natal da cidade será acesa em 26 de novembro (acesse o site para ver o calendário completo de Natal da cidade).
País de Gales
Os festivais gastronômicos do País de Gales são famosos e neste ano haverá uma feira festiva no icônico Wales Millennium Centre, em Cardiff, juntamente com as feiras nos castelos de Caerphilly e de Abergavenny. O castelo de Cardiff vai abrigar o Victoria Christmas Tours (excursão de Natal vitoriana), que promete mostrar a verdadeira essência do passado da tradição natalina britânica.