Formada por sete províncias e localizada no nordeste da Itália, a região do Veneto reúne em uma área de mais de 18 mil km² atrações para todos os gostos e tipos de viajantes. Montanhas, águas termais, cidades históricas e praias integram o universo de belezas naturais e paisagens cinematográficas, que fazem da região a mais visitada do país.
O Veneto é formado pelas províncias de Veneza, Belluno (porta de entrada para a cadeia de montanhas de Dolomitas), Padova (reconhecida pela Basílica de Santo Antonio), Rovigo (famosa pelo Delta do Pó), Treviso (local das colinas do Prosecco), Verona (palco da Arena de Verona e de Romeu e Julieta) e Vicenza (onde uma das maiores atrações é o Teatro Olímpico).
Todos os anos a região recebe cerca de 15 milhões de visitantes, sendo o quarto destino europeu na preferência dos viajantes. Já as empresas do setor de turismo faturam cerca de 15 bilhões de euros por ano.
As cidades do Veneto se fixam nos pilares da singularidade e preservação da história, além de paisagens de tirar o fôlego. A arquitetura heterogênea contém uma herança histórica significativa para seus cidadãos, e também para aqueles que as visitam.
O turismo religioso também é bastante presente no Veneto, ainda mais com a inclusão do "Ano da Fé", atribuído pelo Papa Bento XVI de 11 de outubro de 2012 à 24 de novembro de 2013.
Os lagos e as paisagens fazem com que o turista escape da sua rotina, aproveitando momentos de serenidade, além da possibilidade de praticar diversos esportes de aventura. A região dispõe ainda de praias concorridas, com direito a águas cristalinas e resorts luxuosos. Em 2010, o litoral do Veneto foi certificado com seis "Bandeiras Azuis", comprovando a qualidade das águas e de suas praias.
A gastronomia da região remete aos produtos típicos e às receitas tradicionais com um toque de modernidade. Vale ressaltar o acompanhamento de muitos vinhos excelentes, entre eles, dois dos mais conhecidos do mundo: o Prosecco e o Amarone.