O Rio Grande do Sul, com a sua diversidade de paisagens e temperatura, é um destino atrativo para todas as épocas do ano. Na estação das flores não é diferente. Em plena primavera - quando os jacarandás da Praça da Alfândega estiverem carregados de cor -, muitos turistas vão desfrutar de eventos que marcam a época, como a Feira do Livro de Porto Alegre, que, além da sua extensa programação, ainda está cercada pelos centros culturais mais importante da cidade.
Da tranquilidade das visitas à produção de flores à adrenalina dos esportes de aventura, o Estado tem destinos sob medida para a estação que se encerra ensolarada, convidando para um banho no litoral. Além dos roteiros mais procurados por quem passeia por aqui, acompanhe ao lado as dicas dos locais imperdíveis.
Gostou e quer saber mais? Então baixe a revista Belezas Gaúchas, publicação digital sobre turismo lançada por Zero Hora e que traz, na edição de estreia, um especial sobre a primavera. Foi de lá que vieram todas as dicas imperdíveis desta reportagem.
Aventura
Uma experiência para liberar adrenalina e revigorar as energias em meio à natureza pode estar a poucas horas de viagem. A serra e o litoral gaúchos oferecem roteiros de rafting ideais para os períodos de "calorão" mais comuns no fim da primavera, embora a atividade possa ser realizada também no frio. A serra, com seus rios que ganham velocidade ao descerem o relevo, tem circuitos para todas as modalidades, de iniciantes a profissionais. Para os mais ousados, há até a opção de praticar rafting noturno.
Na revista, confira o mapa com os principais pontos de prática de rafting no RS.
Paisagens
A primavera cria paisagens fantásticas em todo o Estado. Alguns, em especial, ficam ainda mais requintados com as flores e os aromas da estação. O Museu do Charque, em Pelotas, é um deles. As visitas guiadas (em torno de 50 minutos de duração) contam a história do ciclo do produto que teve papel central em disputas como a Guerra dos Farrapos. Tudo isso acompanhado de uma vegetação característica. Em Derrubadas, o Salto do Yucumã, maior salto longitudinal do mundo, também se embeleza na primavera.
Conheça outras paisagens incríveis da primavera na revista.
Cultura
Considerada a maior feira de livros realizada a céu aberto nas Américas, a Feira do Livro de Porto Alegre recebe, em média, 1,7 milhão de visitantes a cada edição. A programação cultural também é intensa no período. São realizadas cerca de 200 palestras e debates e 800 sessões de autógrafos, além de dezenas de encontros com autores e sessões de contação de histórias. Tudo isso emoldurado em um dos centros culturais mais importantes da cidade. Uma vizinhança e tanto, com exposições de artes visuais, salas de cinema, teatros e biblioteca.
A revista mostra detalhes do evento e indica os principais pontos para quem quer conhecer melhor o espaço.
Piqueniques
A primavera convida: dias ensolarados pedem locais para lanchar em meio à natureza. E o Rio Grande do Sul tem vários. O Jardim Botânico de Porto Alegre, por exemplo, tem uma área de 39 hectares e é considerado um dos cinco maiores jardins botânicos do país, em função da sua diversidade de coleções de plantas. Outro lugar é o Lago São Bernardo, cartão-postal de São Francisco de Paula. Com uma extensão de 1,9 mil metros, o lago tem as margens ajardinadas, propícias para sentar em grupo e esvaziar a cesta de palha observando a paisagem serrana.
A revista traz mais dicas sobre como aproveitar ao máximo os locais.
Culinária
A primavera tem um gusto. Peixe e salada de flores, por exemplo, são opção leve e saborosa para a estação. Carlos Kristensen, eleito por três vezes consecutivas o melhor chef de Porto Alegre pelos jurados da Revista Veja Porto Alegre - Comer e Beber, abriu as portas do seu Hashi Art Cuisine e preparou uma receita inspirada na primavera.
Ele ensina a fazer a receita em um vídeo no aplicativo da revista Belezas Gaúchas.
Roteiro das flores
O Rio Grande do Sul é o maior consumidor per capita de flores e plantas ornamentais no Brasil. Aqui são consumidos em torno de R$ 30 por pessoa a cada ano, enquanto a média nacional é de R$ 6. Atrás de São Paulo, o Estado é o segundo exportador brasileiro do segmento. Segundo a Associação Rio-grandense de Floricultura (Aflori), existem cerca de 750 produtores, que ocupam em torno de 800 hectares com a atividade.
Por isso, a Belezas Gaúchas preparou um roteiro para encantar os olhos com visitas a alguns dos polos de produção no interior do Estado, como Ivoti, Nova Petrópolis e Imigrante.
Belezas Gaúchas
O aplicativo Belezas Gaúchas, disponível para tablets e computadores desktop, é um especial de Zero Hora que vai recontar o que há de imperdível no turismo gaúcho. São seis edições, das quais quatro tratam das estações do ano e outras duas trazem um guia de festas e um especial sobre Porto Alegre.
O projeto é uma parceria com a secretaria de Turismo e a secretaria do Esporte do Lazer do Governo do Estado.
Próximas edições
Festas (23 de outubro)
Verão (4 de dezembro)
Porto Alegre (19 de fevereiro)
Outono (15 de abril)
Inverno (17 de junho)
Como ler a revista
A revista pode ser lida de três formas:
- iPad: se você tem um iPad, acesse a App Store, procure por "Belezas" e baixe o aplicativo. Dentro do app, faça o download da edição de primavera.
- Tablets com o sistema Android: para dispositivos com o sistema operacional do Google, acesse o Google Play e procure por "Belezas Gaúchas". Baixe o aplicativo e faça o download da edição.
- Computadores: para quem não tem tablet, uma versão em PDF pode ser baixada aqui. Diferentemente da versão para iPad e tablets com Android, ela não é interativa.