Não há como dissociar: ao falar em Rio de Janeiro, pensa-se nas praias famosas que margeiam a cidade, no Cristo Redentor e no Pão de Açúcar. Mas, para o turista que queira conhecer a capital fluminense mais a fundo, as surpresas não serão poucas. Existe um Rio de Janeiro além das praias, que ferve em cultura e arte, e que deve entrar no roteiro de quem prestigia história, boa música e culinária típica.
As atrações estão no Centro da Cidade Maravilhosa. De lá, é possível fazer um caminho pelas artes, e muita coisa pode ser visitada a pé. Como tudo fica próximo, não é preciso gastar com transporte nem perder tempo no trânsito. Além disso, em uma mesma saída, o turista poderá retornar com a bagagem cultural renovada.
Somente na Avenida Rio Branco, no trecho que corta o Centro da cidade, existem vários locais que merecem uma parada. Entre eles, um dos destaques é a Biblioteca Nacional, que, no ano passado, festejou duas vezes: a biblioteca, em si, completou 200 anos, e o prédio onde a instituição está situada chegou ao centenário.
No local, dá para conhecer de maneira ilustrada aquilo que contam os livros de história. O acervo tem origem na Biblioteca Real Portuguesa, transferida para o Brasil com a Corte de Portugal, em 1808. Sessenta mil peças vieram para cá - entre livros, manuscritos, mapas, moedas e medalhas. Elas foram inicialmente acomodadas em uma das salas do Hospital do Convento da Ordem Terceira do Carmo.
Mesmo tendo sido erguidas há um século, as instalações, projetadas pelo General Francisco Marcelino de Sousa Aguiar, obedeciam a todas as exigências técnicas da época: pisos de vidro, armações e estantes de aço e amplos salões. Por isso, a arquitetura do local torna- se uma atração à parte para os turistas.
Hoje, o endereço fluminense reúne obras raras, originais de manuscritos antigos, livros, fotografias, gravuras e arquivos sonoros, em um acervo que ultrapassa 9 milhões de obras. Toda essa grandiosidade faz com que o acervo seja considerado pela Unesco uma das maiores bibliotecas nacionais do mundo e a maior da América Latina.
Próximo à Biblioteca Nacional, o turista também poderá conhecer outros locais que são referência para a cultura do país, como o Museu Nacional de Belas Artes e o Centro Cultural Banco do Brasil. É possível ver museus, bibliotecas, cinemas e as exposições em cartaz.
Vale ainda uma passada no Theatro Municipal. Resta ao turista escolher entre assistir a alguma apresentação ou apenas apreciar a beleza do local - que foi reinaugurado em maio do ano passado, depois de dois anos e meio de reforma -, em uma visita guiada.
Considerado um dos mais belos prédios do Rio e a uma das 7 Maravilhas do Rio de Janeiro, o Theatro Municipal é a principal casa de espetáculos do Brasil e uma das mais importantes da América do Sul. Não dá para perder.