Nova Petrópolis, uma cidade típica alemã que preserva as suas tradições através da gastronomia, música, dança e da vida em comunidade, abre as portas, a partir desta sexta-feira, 27 de julho, para a festa da diversidade cultural. O folclore e a arte popular do mundo se encontrarão na Rua Coberta de Nova Petrópolis, durante o 40º Festival Internacional de Folclore que segue até 12 de agosto.
A expressão dos 40 anos de valorização e divulgação das manifestações culturais estará presente através das danças, da música, do teatro, do artesanato, da gastronomia, dos bailes, dos desfiles, das celebrações e dos encontros. A diversidade dos povos transformará a cidade com menos de 20 mil habitantes na capital do folclore e da arte popular, bem no coração da Serra Gaúcha.
E no ano em que completa quatro décadas de muita cultura, a maior expectativa do evento está justamente na diversidade cultural, lema que inclusive faz parte do evento desde 2011. -Os grupos folclóricos e de arte popular são a essência do evento, e esta será a primeira vez que teremos tantos grupos internacionais, vindos principalmente de culturas tão distintas - afirma a Coordenadora do Evento, Carla Cristiane Ferreira.
As culturas do mundo e do Brasil estarão representadas através de grupos vindos da Argentina, do Chile (Ilha de Páscoa), Egito, Equador, Estados Unidos, França, Paraguai, República Tcheca e da Rússia. Além dos nacionais vindos do Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná e São Paulo.
Jogos Germânicos
O legado germânico de Nova Petrópolis é representado no evento através dos jogos germânicos que são a garantia de muita diversão. Pela primeira vez, estas provas acontecerão durante o evento, sendo que a primeira acontecerá neste domingo, 29 de julho, às 14h15min com a prova da Corrida de Tamancos.
Nestas provas, as comunidades do interior disputam entre si em provas que relembram as atividades dos primeiros imigrantes. Nos próximos finais de semana ainda acontecerão as provas de pregar o prego, chopp em metro, bolão de corda e arremesso de chopp.
O artesanato
A diversidade cultural do evento não é manifestada somente através dos grupos folclóricos. O artesanato também está numa crescente e a cada ano traz mais novidades para o evento. Com 30 estandes, localizados junto a Praça das Flores e com entrada gratuita, representantes da Indonésia, Peru, Equador, Bolívia, África, Bali, Bahia e diversas cidades Rio Grande do Sul demonstram a sua cultura através do seu artesanato.
Artefatos decorativos e funcionais feitos em madeira, pedra sabão, palmeiras, palha, sementes, tecido e crochê, vestimentas e adereços como pulseiras, brincos, colares e pingentes, além de produtos comestíveis como doces e pães de mel, estão entre as variedades que podem ser adquiridas no local, aberto diariamente das 9h às 21h.
Mais informações no site do festival ou pelo twitter @folclorenp e pela fan Page Facebook.com/FestivalInternacionaldeFolclore.
Serviço:
Data: 27 de julho a 12 de agosto
Local: Rua Coberta de Nova Petrópolis
Horário: de segunda a sexta-feira das 11h às 14h e a partir das 17h e nos finais de semana das 10h às 21h
Valor: gratuito