Assistir à passagem de navios por essa maravilha da engenharia é hipnotizante para uma repórter aspirante a cientista na infância. Sabe essa coisa de criança de ficar maravilhada com invenções e conceitos de física? Aquela coisa meio cientista maluco? Pois visitar o Canal do Panamá pode proporcionar mesmo aos adultos uma sensação de retorno à infância, especialmente se esse adulto foi, um dia, apaixonado por documentários de grandes obras de engenharia e descobertas da física.
Pois para essas pessoas é impossível não se sentir pequeno de novo diante da magnitude do Canal do Panamá, por mais que o princípio de funcionamento seja bem simples. O conceito por trás dos elevadores aquáticos pode até parecer banal - graças à gravidade, a água em dois vasos comunicantes chega ao equilíbrio, e assim, o navio sobe até chegar ao nível do lago que liga os dois oceanos, 26 metros acima do nível do mar. Mas estar lá e ver com os próprios olhos é uma experiência que vale a pena para quem sonhou na infância em vestir um jaleco de cientista.
E o local vai ganhar novos atrativos. Em 2014, haverá uma grande celebração dos cem anos de inauguração do canal. Claro que a festa não estaria à altura do empreendimento se não tivesse alguma novidade da engenharia. As obras de ampliação somarão US$ 5,25 bilhões e contemplam novas eclusas, que permitirão a passagem de navios maiores e colocarão o canal na era da preservação do ambiente.
Por mais absurdo que pareça, hoje não há reaproveitamento de nenhum dos milhões de litros de água doce que são utilizados para transportar cada uma das 38 embarcações que passam a cada 24 horas pelo canal. Após a inauguração, um sistema mais complexo permitirá o reaproveitamento de até 60% da água.
Se você planeja ir ao Panamá antes da inauguração das novas eclusas, não deixe de ir. Mas se você nem pensava no Panamá como um destino, a inauguração pode ser uma boa desculpa. E se as suas crianças são daquelas que ainda sonham com experimentos científicos, nem pense em deixá-las na piscina do hotel.
**A jornalista viajou a convite da Copa Airlines
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OS INCRÍVEIS NÚMEROS DO CANAL
O esforço
- Um trem carregado com todo o material escavado para a construção do canal teria comprimento equivalente a quatro vezes o diâmetro da terra. O tráfego
- 14 mil embarcações usam o canal a cada ano. A travessia leva oito horas.
A arrecadação
- Hoje o canal do Panamá arrecada entre US$ 2 milhões e US$ 4 milhões ao dia. Por ano, são US$ 2 bilhões.
- Para atravessar de um oceano a outro, os navios pagam em média US$ 100 mil, de acordo com a carga. O máximo já pago de pedágio por uma embarcação foi US$ 409 mil.
- O gasto compensa. Um barco pode economizar até US$ 2,3 milhões usando o canal, em lugar de circular todo o continente.
As eclusas
- Nos oito minutos necessários para fazer um navio mudar de nível, 104 milhões de litros de água são movidos na câmara da eclusa
A ampliação
- Quando a ampliação do canal estiver completa, em 2014, ele comportará navios com até 12 mil contêineres. Hoje o limite é de 4,9 mil contêineres.
- O investimento na obra é de US$ 5 bilhões