O final de semana de sol e calor também foi de cuidado com a saúde para muitos veranistas da praia de Tramandaí, no Litoral Norte. Isso porque o Sesc-RS promoveu, entre sábado (3) e domingo (4), mais uma edição do chamado Passaporte da Saúde, que oferece uma série de serviços gratuitos para quem passa pela Casa de Verão da entidade, nas proximidades da guarita 148.
Nos dois dias, veranistas de diferentes idades aproveitaram para fazer um check-up, com aferição de pressão e testes de glicose e de acuidade visual. De acordo com Mari Estela Kenner, gerente de Assistência e Saúde do Sesc-RS, a ideia do Passaporte da Saúde é justamente aproveitar esse momento em que as pessoas estão mais disponíveis e relaxadas para falar de promoção e prevenção em saúde.
— Então, é uma abordagem leve. A ideia é trazer um pouco dos nossos serviços, que falam sobre como a gente pode, com cuidados simples, como a prática de exercícios e a proteção contra o sol, fazer saúde. E não só cuidar de doenças. (Também) tem quick massagem e a gente sempre traz alguns parceiros — destaca.
No sábado, houve uma ação do Instituto da Mama (Imama) para conscientizar sobre o câncer de mama. Já o parceiro deste domingo foi o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 5ª Região (Crefito 5), que estava oferecendo a auriculoterapia para quem visitasse a tenda do Sesc.
O Sindióptica-RS também aproveitou o evento para disseminar uma campanha de proteção da visão. Nos folders distribuídos, a entidade alerta que “óculos piratas podem levar à cegueira” e recomenda que as pessoas usem óculos solares de qualidade.
— Fazemos uma média de 750 atendimentos nos dois dias, considerando todos os serviços. É sempre nesse olhar de cuidado mesmo. Quando algum exame dá alterado, as enfermeiras perguntam se a pessoa já está em tratamento, se tem acesso aos serviços de saúde e orienta que deve buscar um especialista — afirma Mari.
Atendimentos neste domingo
A veranista Viviane Procaska Bilo, 49 anos, foi uma das que aproveitou este domingo para aferir a pressão. Moradora de Porto Alegre, ela está de férias em Tramandaí com a família e ainda não conhecia a iniciativa do Sesc-RS.
— Está tudo certo com a pressão, agora vou fazer os outros testes. É bem interessante essa iniciativa — comenta.
Já Vani Souza, 60 anos, que é moradora de General Câmara e vem com frequência para a capital das praias, fez pela primeira vez a auriculoterapia e gostou bastante. Trata-se de uma técnica da medicina tradicional chinesa, que tem mais de 5 mil anos, conforme explica Rodrigo Boff, fisioterapeuta e conselheiro do Crefito 5:
— É um tratamento através de sementes que são colocadas em determinados pontos da orelha.
De acordo com Boff, a ideia da participação no evento é apresentar a técnica para as pessoas. Os fisioterapeutas fazem uma avaliação prévia com o paciente e, em seguida, aplicam as sementes que devem ficar de três a sete dias na orelha. O tratamento completo, contudo, geralmente é de três meses, com trocas semanais.
Quem também conheceu a auriculoterapia neste domingo foi Maronia Erthal, 66 anos, de Novo Hamburgo.
— Vi o pessoal aqui e vim ver o trabalho que eles estavam fazendo. Descobri o que era e já aproveitei. Eu não conhecia a técnica, mas topei fazer para ver se funciona. Daí também conferi a pressão e a glicose. Fiz uma geral e está tudo certo. Pressão de menina, glicose ótima e agora vou ver a visão — finaliza a veranista.
Entre 17 e 18 de fevereiro, haverá atendimentos na praia de Quintão. Os exames e testes serão ofertados das 8h às 13h, na Casa de Verão do Sesc-RS.