Pouco menos de um mês para o fim do verão, a notícia é boa para quem ainda pretende aproveitar o litoral gaúcho: dos 91 pontos avaliados pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), 83 estão próprios para banho. O número, divulgado em relatório nesta sexta-feira (23), representa 91,21% da região litorânea.
Houve melhora em dois pontos com relação à última semana: na Praia Passo Real, em Dom Pedrito, Região da Campanha, e no Balneário Rebelo, em Tapes, no Sul do Estado. Antes impróprios, os dois locais apresentam água com boas condições e foram liberados no novo relatório.
A Região Sul segue concentrando o maior número de pontos impróprios, com seis locais não liberados aos banhistas. Destes, cinco são em Pelotas. Sem coleta no último relatório, o Litoral Norte apresentou todos os pontos com água em boas condições desta vez.
Em nota, a Fepam orientou os banhistas a evitar mergulhos em locais com concentração de algas e entrar na água, mesmo em locais próprios, nas primeiras 24 horas após chuvas intensas.
Locais com condição imprópria para banho:
- Barra do Ribeiro, Região Sul: Recanto das Mulatas - Lago Guaíba
- Candelária, Vale do Rio Pardo: Balneário Carlos Larger - Rio Pardo
- Pelotas, Região Sul: Valverde – Trapiche
- Pelotas, Região Sul: Valverde – Avenida Senador Joaquim Augusto de Assunção
- Pelotas, Região Sul: Santo Antônio - Rua Bagé
- Pelotas, Região Sul: Santo Antônio - Av. Rio Grande do Sul
- Pelotas, Região Sul: Santo Antônio - Restaurante
- Restinga Sêca, Região Central: Balneário das Tunas - Rio Vacacaí