Um fenômeno chamado halo solar foi registrado na praia de Figueirinha, em Arroio do Sal, no Litoral Norte. O registro ocorreu por volta das 12h do domingo (31).
— O halo solar é uma das formas de interação da luz do sol com os pequenos cristais de gelo que compõem uma nuvem chamada de cirrustratos. Essa nuvem parece um enorme e fino véu que se espalha por todo o céu, mas é translúcida, não impede que sol apareça. Quando esta nuvem encobre o sol pouco antes e pouco depois do meio-dia, então o halo solar pode se formar — afirma a meteorologista Josélia Pegorim, da Climatempo.
O halo solar é um evento óptico que acontece na troposfera superior, camada mais baixa da atmosfera terrestre, com a formação de um círculo com as cores do arco-íris ao redor do sol. Também de acordo com a meteorologista, o fenômeno só pode ser formado perto do meio-dia.
— Se tem lua cheia e a nuvem cirrustratos encobrir a lua, um halo lunar pode se formar — acrescenta Josélia.
Ainda segundo a Climatempo, o primeiro dia de 2024 deve ser de sol predominante no céu de todo o Estado. Devido à alta umidade e circulação de vento, pancadas de chuva isoladas podem atingir o Norte do Rio Grande do Sul durante o dia, mas o sol deve brilhar na região.
Na terça-feira (2), o sol dá lugar à chuva nas regiões Nordeste, Metropolitana, em municípios da Serra e do Litoral Norte.