O percentual de locais próprios para banho diminuiu nesta semana em Santa Catarina. Relatório do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), divulgado nesta sexta-feira (29), mostra que 148 dos 238 pontos monitorados estão liberados para banho, o que representa 62,18% do total. Na semana passada, esse percentual estava em 68,91%.
Os dados do IMA apontam para 90 locais sem condições de uso pelos banhistas atualmente — 16 a mais do que o observado no levantamento da semana anterior. O estudo contempla 28 municípios litorâneos e mais de cem praias e/ou balneários do sul ao norte do Estado vizinho.
Em Florianópolis, dos 87 pontos, 59 estão adequados para banho, o que equivale a 67,82%. Na capital catarinense, a situação também piorou de uma semana para outra. No relatório de 21 de dezembro, o percentual de locais próprios para banho estava em 72,41%.
O governo de Santa Catarina alerta que não é recomendado o banho de mar nas primeiras 24/48 horas após a ocorrência de chuva de maior intensidade. Isso também vale para as proximidades de saída de canais ou galerias de águas pluviais porque a instabilidade pode arrastar material contaminado, afetando a qualidade das águas para banho.
Um dos locais mais lembrados pelos veranistas com destino a Santa Catarina, Balneário Camboriú manteve situação estável em relação ao boletim anterior. Dos 15 locais pesquisados, 11 são considerados impróprios para banho.