A falta do sol não foi problema para veranistas que aproveitam a praia de Capão da Canoa, no Litoral Norte, nesta sexta-feira (22). Mesmo com tempo nublado, o público compareceu à beira-mar, em busca de sossego. Até o vento, mais fresco, foi bem-vindo para quem deixou para trás cidades com altas temperaturas, como a capital gaúcha.
Por volta das 17h, a beira da praia estava movimentada próximo à Praça do Farol. A maioria dos veranistas aproveitava o local na areia, deitados sobre cangas ou em cadeiras de plástico. Poucos encaravam o mar gelado. Os pequenos jogavam bola ou escalavam as dunas. Junto da família, Gabriela Dariva, 49 anos, chegou a Capão nesta tarde, vindo de Cachoeirinha.
— As crianças estavam ansiosas já, queriam vir para a água. Então só paramos para comer algo e viemos para o mar. A gente, que não mora aqui, quer mais é aproveitar, são poucos dias. Quem mora na praia pode escolher os melhores dias, mas a gente aceita o tempo que vier. Nublado ou não, com vento ou não, estamos aqui na beira — conta a auxiliar de lavanderia.
Na beira do mar, um discurso se repete: o objetivo é descansar, com ou sem sol. Vindos de Santa Cruz, Carina Silva , 51, e Marcelo Diniz, 53, também aproveitaram o local. Com taças de plástico, eles já deram largada na comemoração de fim de ano. Eles também chegaram a Capão nesta sexta.
— A gente vem sempre para Capão nos verões, porque os filhos gostam de esporte e aqui tem muita opção. Então a gente vem junto e aproveita. Hoje, mesmo nublado, viemos para a areia par descansar, relaxar — diz o professor.
O casal conta que a família pretende fazer a ceia de Natal no apartamento, alugado para a estadia na praia, e já seguir no litoral para a comemoração de Ano-Novo. Outros veranistas, no entanto, ainda não decidiram os planos para a noite do dia 24, como as amigas Carla Teodoro, 42, e Claudiana de Souza, 49, que moram em Guaporé.
— Ainda não temos ideia, estamos pensando. Normalmente, viemos para a praia à noite, tem bastante gente, fica bonito — conta Carla, acrescentando que o grupo volta para casa para passar o Ano-Novo.
Fim de semana terá instabilidade
A maior parte do final de semana deve ser de tempo instável no Litoral Norte. O sábado de manhã deve ter sol, mas o tempo muda e promete instabilidade para a tarde e à noite. A boa notícia é que o volume não deverá ser expressivo. Em Capão da Canoa, por exemplo, deve chover entre 10 e 15 milímetros durante o dia.
No domingo (24), a chance de chuva é menor, mas as pancadas devem aparecer durante a tarde e à noite. O dia deverá ser nublado e com temperatura mais amena, variando entre 21ºC e 27ºC em algumas cidades.
Já na segunda-feira (25), a precipitação deve ser um pouco mais expressiva. Há chance de rajadas de vento significativas durante o dia. A velocidade do vento pode chegar aos 70 km/h.