Nem o vento sul e as temperaturas abaixo da média esfriaram o clima dos foliões neste sábado (18) no Litoral Norte. A primeira tarde de Carnaval em Capão da Canoa teve sol, praia lotada, música alta e muita animação, que seguiram durante o início da noite.
O movimento maior se concentrou nos trechos mais centrais, desde o calçadão até próximo da Praça do Farol. Até o final da tarde, ainda havia pontos de concentração de jovens em alguns quiosques. Nesses locais, a praia chegava a ficar lotada.
O perfil das pessoas presentes na praia foi marcado por nichos diferentes. Seja pela idade, pelos ritmos musicais ou pela forma de festejar.
A maioria preferiu as caixas de som entoando os ritmos da moda, como funk, pagode e trap. Por outro lado, houve também os que agitaram aos sons clássicos carnavalescos, como o axé.
— Meu marido colocou o som e outras pessoas vieram. Nós nem nos conhecíamos. Juntamos umas quatro ou cinco famílias. Mas tem (música) de todos os ritmos — exalta a comerciante Veroni Vieira, 58 anos, ao mesmo tempo em que dançava coreografias ao lado de amizades que havia feito há poucos minutos.
A folia atraiu turistas às areias de Capão da Canoa. Alguns vieram organizados junto de blocos de Carnaval, como um que desceu a Rota do Sol e desembarcou direto de Nova Prata, na Serra Gaúcha.
— A maioria ficou na cidade, mas temos um grupo que veio ao litoral e está aqui representando. Está muito bom, "top" demais — afirma um dos membros do bloco, Pedro Henrique Destri, 28 anos.
O sábado foi apenas o início dos dias de festas que ocorrerão em diversos municípios do litoral gaúcho durante o Carnaval. A celebração organizada por prefeituras inclui a agitação dos blocos de ruas e desfiles, além de atrações musicais e DJs.